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Universidade Lusófona

Estudos de Mercado

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-1-5029

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Os estudos de Marketing e a gestão de marketing. O processo de investigação em marketing. Tipos de pesquisa em
marketing.
A definição de um problema em estudos de Marketing. Abordagens e estágios. do processo de
investigação/pesquisa. Componentes de um estudo de marketing.
O desenho de investigação em Marketing.
Informação secundária.
Investigação qualitativa: entrevistas, observação, focus group.
Investigação quantitativa: questionários, observação e técnicas experimentais
Medição e escalas.
Elaboração de questionários.
Desenhos experimentais.
Amostragem: desenho e procedimentos
Análise de dados: estatística univariada e multivariada em SPSS
Preparação e elaboração de relatórios.

Objetivos

Esta unidade curricular tem por objectivos capacitar o discente a realizar estudos de mercado, mas também torná-lo
capaz de ser um cliente de estudos de mercado, despertando-o para a importância da especificação e da avaliação
crítica das metodologias e resultados.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final da disciplina o aluno deve estar na posse das competências que lhe permitam identificar as principais
variáveis de marketing envolvidas num estudo de mercado, proceder à definição do âmbito do mesmo; proceder à definição dos parâmetros envolvidos na realização do estudo e respectiva encomenda; saber analisar os resultados,
métodos e conclusões subjacentes a um estudo; saber solicitar posteriores análises em termos descritivos; avaliar da
pertinência e qualidade dos dados recolhidos e respectiva validade num contexto de tomada de decisão em
Marketing; possuir a capacidade de manusear o spss para efeitos de processamento de informação de marketing.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas combinam actividade expositiva, discussão e realização de múltiplas tarefas no âmbito dos estudos de
mercado. A realização de um estudo de mercado aprofundado e multi-método que acompanha os alunos ao longo do
semestre é o ponto fulcral da disciplina. A avaliação é obtida por 50% da nota desse trabalho e 50% da nota de um
teste individual. A aprovação é obtida quando o aluno obtém média igual ou superior a 10 e nenhuma das
componentes atrás referidas tem nota inferior a 8.

Bibliografia principal

Field, A. (2009). Discovering Statistics using SPSS. Thousand Oaks, CA: Sage.
Malhotra, N. & Birks, D. (2011). Marketing Research: an applied approach. New York, NY: Prentice-Hall.
Pereira, A. (2011). SPSS, guia prático de utilização. Lisboa, Portugal: Silabo.
Zikmund, W. (2006). Princípios de Pesquisa de Marketing, São Paulo. Brasil: Thomson.
Wilson, A. (2006). Marketing Research: an integrated approach. New York, NY: Prentice-Hall.