Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Géneros Jornalísticos

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-1831

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I) O Conceito de Género Jornalístico: entre a teoria e a prática
1.O tratamento dos géneros jornalísticos consoante as publicações
2.Parâmetros de análise dos géneros jornalísticos. 2.1. Texto; 2.2. O lugar da imagem
3.O Título Jornalístico. 3.1 Definição, 3.2 Características 3.3 Classificação. 3.4 A importância na peça jornalística e
relação com os diferentes géneros jornalísticos
4.Primeira página vs capa de revista
II) Os Géneros Jornalísticos
1.Informativos. 1.1 A Breve. 1.2 A Notícia; 1.3 O Fait Divers; 1.4 A Entrevista; .1.5 O Perfil; . A Reportagem.
2.Opinativos. 2.1 O Editorial; .2.2 O Artigo de Opinião; 2.3 O Bilhete; 2.4 A Crítica.
3.Híbridos. 3.1 O Eco; 3.2 A Crónica; 3.3 O Artigo de Análise; 3.4O Inquérito.

Objetivos

Géneros Jornalísticos é uma disciplina teórico-prática que explora a especificidade do texto jornalístico segundo uma
abordagem tripartida: análise, teorização e construção. Os objetivos são: identificar de forma crítica os géneros
jornalísticos na imprensa diária e semanária nacional, diferenciando ângulos de construção mediante o
posicionamento editorial e de mercado dos títulos; teorizar os principais géneros jornalísticos informativos e
opinativos; praticar a construção autónoma dos géneros jornalísticos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Nesta disciplina discute-se o conceito de género jornalístico, confrontando-se as propostas teóricas com as
configurações introduzidas pela prática nas redações. Avaliam-se as interseções entre géneros jornalísticos e
imprensa de referência e sensacionalista. Tipificam-se os principais géneros jornalísticos de informação e opinião,
introduzindo-se uma terceira vertente classificatória ¿ os híbridos. No final do semestre, os alunos que realizam com
aproveitamento a disciplina de Géneros Jornalísticos são capazes de identificar, analisar e redigir os principais
géneros jornalísticos informativos e opinativos. Dominam também a noção de género jornalístico híbrido.

Metodologias de ensino e avaliação

Por ser uma disciplina teórico-prática, Géneros Jornalísticos aposta no trabalho desenvolvido pelos discentes como
forma de consolidar a aprendizagem teórica. Assim, a exposição dos conceitos, com recurso a Power Point, é
intercalada com análise de imprensa e uma ampla participação em aula dos estudantes. A avaliação divide-se por:
um teste (40%); e três trabalhos práticos (entrevista, perfil e reportagem) (60%).

Bibliografia principal

Boucher, J.-D. (1993). A Reportagem Escrita. Mem-Martins: Inquérito.
Cardoso, C. R. (2012). Seduzir ou Informar? ¿ A Capa de Newsmagazine como Dispositivo de Comunicação.
Coimbra: MinervaCoimbra.
Carro, M. J. C., & Suárez, L. S. (2000). Carro, María Jesús Casals e Suárez, Luísa Santamaría, La Opinión
Periodística ¿ Argumentos e Géneros para la Persuasión, Madrid, Fragua, 2000. Madrid: Fragua.
Fowler-Watt, K., & Allan, S. (Eds.). (2013). Journalism: New Challenges. Bournemouth: Bournemouth University.
Marques, C. V. (2004). Pessoal e Transmissível XX-XXI. Porto: Asa.
Martin-Lagardette, J.-L. (2001). Manual da Escrita Jornalística ¿ Escrevo ¿ Informo ¿ Convenço. Lisboa: Pergaminho.
Montant, H. (2002). A Entrevista Escrita e o Perfil. Mem-Martins: Inquérito.
Raimundo, O. (2005). A Entrevista no Jornalismo Contemporâneo. Coimbra: MinervaCoimbra.
Ricardo, D. (2003). Ainda Bem Que Me Pergunta ¿ Manual de Escrita Jornalística. Lisboa: Editorial Notícias.