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Universidade Lusófona

Gestão da Comunicação

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-5033

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

ESTÃO DA COMUNICAÇÃO: Noção e instrumentos, Teoria da comunicação, Tipologias, Comunicação, ferramenta estratégica
COMUNICAÇAO NAS ORGANIZAÇÕES: Teoria organizacional, Organizações, sistemas abertos, Tipologias, Organizações públicas
COMUNICAÇÃO ELETRÓNICA NAS ORGANIZAÇÕES: TIC e comunicação, Penetração das TIC no privado e público, Novas formas de prestação de serviços, websites
COMUNICAÇÃO COMO RECURSO ESTRATÉGICO: Da comunicação interna e externa à integrada, Elementos da política de comunicação, Públicos, segmentação e caraterização, Mensagens e meios
COMUNICAÇÃO PÚBLICA VS PRIVADA: Comunicação e domínio público, Comunicação do Estado, Serviços de comunicação na Administração Pública, Roteiro swot para comunicação nas privadas
GESTÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: Adequação, eficácia e eficiência , Meios orais, Grandes media Seleção dos meios
METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO: Análise e diagnóstico, Elaboração do plano de comunicação , Implementação, Avaliação/reprogramação

Objetivos

GA Unidade Curricular de Gestão da Comunicação visa, de modo geral, analisar a comunicação no contexto das organizações, enfatizando a exploração dos respetivos recursos. Como objetivos específicos, relevam designadamente:
¿Perspetivar a comunicação no contexto organizacional e perceber como o gestor deve explorar os recursos comunicacionais;
¿Perceber as estratégias de comunicação da administração pública e da administração privada;
¿Apontar áreas de estudo e de investigação bem como diferentes possibilidades de trabalho profissional para técnicos de comunicação;
¿Revisitar diferentes técnicas de comunicação, em termos de pertinência, eficácia e eficiência, face a objetivos e contextos concretos;
¿Conjugar articuladamente os diferentes recursos comunicacionais na intervenção técnica em comunicação, mediante a elaboração, implementação e avaliação do plano de comunicação organizacional.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Na conclusão da Disciplina, os Alunos devem:
¿Saber contextualizar a função comunicação no quadro da gestão das organizações;
¿Perceber as organizações como sistemas sociais abertos, atuando em ambientes específicos;
¿ Distinguir características próprias das organizações privadas, públicas e sociais;
¿Conhecer o desenvolvimento e potencialidades da comunicação eletrónica nas organizações;
¿Percecionar a comunicação como recurso estratégico das organizações e a pertinência da comunicação integrada;
¿Compreender as diferentes técnicas de comunicação e saber elaborar o plano de comunicação organizacional;
¿Conceber estratégias e programas de comunicação dirigidos aos públicos internos e externos da organização.

Metodologias de ensino e avaliação

A aquisição das competências basear-se-á em trabalho pessoal e em métodos participativos e interativos: exposição, tomada de notas, organização de elementos de estudo, debate, trabalho individual e em grupo.
O regime de avaliação contínua tem em conta:
1.Qualidade da participação (20%): assiduidade, pontualidade, qualidade da participação, grau de interesse o e capacidade de apreensão; Elaboração de pequenos trabalhos sobre temas indicados nas aulas (TPC);Apreciação do dossiê, em formato A4, elaborado como ¿Sebenta¿ pessoal;
2.Elaboração de um Trabalho de Grupo (20%) (TG);
3.Teste escrito em aula (60%).
A classificação final resultará da ponderação dos três elementos, obtendo aproveitamento os alunos com nota igual ou superior a 10 valores. (Os alunos irão sendo informados do seu aproveitamento de forma oral, sendo apenas lançada em pauta a nota final).
B. Aos alunos que não demonstrarem aproveitamento na avaliação contínua será facultada a realização de um Teste de Exa

Bibliografia principal

Brochand, B. & al. (1999). Publicitor. Lisboa: Publicações D. Quixote.
Caetano, J.& Rasquilha, L. (2007). Gestão da comunicação. Lisboa: Quimera Editores.
Câmara, P. B. & al. (1998). Humanator: recursos humanos e sucesso empresarial. Lisboa: Publicações D. Quixote.
Gaudêncio, T. (2002). Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira T. Learning.
Neves, R. C. (2000). Comunicação empresarial integrada: como gerenciar imagem, questões públicas, comunicação simbólica, crises empresariais. Rio de Janeiro: Mauad.
Oliveira, I, L, & Marchiori, M. (Org.). (2013). Comunicação, discurso e organizações. São Caetano do Sul: Editora Difusão.