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Universidade Lusófona

Introdução à Computação

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-2279

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Noções básicas de design (tipografia, layout, tipos e formatos de imagens,
sistemas de cor).
2. Técnicas de pesquisa booleanas, organização e tratamento de conteúdos e dados.
3. Organização de informação para o desenvolvimento de meios para apresentação
de uma proposta.
4. Desenvolvimento de layouts de comunicação com recurso ao software de composição
e paginação Adobe Indesign.
5. Desenvolvimento de composições digitais com recurso ao software de concepção
e edição de imagem Adobe Photoshop.
6. Desenvolvimento de uma imagem corporativa e respetiva estratégia de implementação
em meios de comunicação.
7. Apresentação pública.

Objetivos

Esta unidade curricular (UC) tem como principal objectivo dotar o discente de uma literacia
computacional através do conhecimento, compreensão e expressão tecnológica no campo da
comunicação. A estrutura curricular introduz elementos da linguagem, aspectos técnicos e
metodologias que permitem a elaboração de peças de comunicação para apresentação e
divulgação de um projeto.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Serão transmitidos conceitos, técnicas e metodologias conducentes a um uso eficiente dos
softwares Adobe Indesign e Adobe Photoshop no contexto das Ciências da Comunicação e da
Cultura.
Com recurso às competências adquiridas será desenvolvido um projeto, onde serão postas em
prática:
As técnicas de pesquisa;
A organização e técnicas de processamento de documentos longos;
As noções básicas de composição visual, forma, cor, paginação e tipografia;
A capacidade de criar suportes visuais para apresentações e meios comunicação;
As noções de manipulação de imagem;
As competências de apresentação em público;
A capacidade de adequar o projeto ao público-alvo pretendido.

Metodologias de ensino e avaliação

Sendo uma UC teórico-prática serão utilizadas aulas expositivas para apresentação
dos temas programados com recurso a plataformas audiovisuais. Serão ministrados
exercícios práticos com recursos aos softwares de edição de imagem Adobe Photoshop
e Adobe Indesign e será feito o acompanhamento dos projetos finais.

Ponderação:
¿ Projeto semestral ¿ 60%;
¿ Exercícios técnicos de avaliação (testes) ¿ 40%;

A ausência em 25% das sessões práticas implica reprovação na UC; A entrega do projeto
final é obrigatória na data estipulada. A falta injustificada implica a reprovação na disciplina.
O projeto está sujeito a apresentação e discussão; A ausência em dois momentos de avaliação (exercício, teste ou entrega intermédia) implica a reprovação na UC;

Bibliografia principal

Adobe Creative Team (2012). Adobe InDesign CS6: Classroom in a Book. USA: Adobe Press.
Adobe Creative Team (2012). Adobe Photoshop CS6: Classroom in a Book. USA: Adobe Press.
Gordon, B. e Gordon, M. (2003). O Guia completo do design gráfico digital. Lisboa: Livros e Livros.
Kelby, S. (2016). How Do I Do That in Photoshop?: The Quickest Ways to Do the Things You Want to Do, Right Now! California: Rocky Nook.
Poupa, C. e Pereira, A. (2004). Como apresentar em público teses, relatórios e comunicações. Lisboa: Sílabo.
Tondreau, B (2011). Layout Essentials: 100 Design Principles for Using Grids. Massachusets: Rockport.