Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Introdução à Computação

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-2279

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Noções básicas de design (tipografia, layout, tipos e formatos de imagens,
sistemas de cor).
2. Técnicas de pesquisa booleanas, organização e tratamento de conteúdos e dados.
3. Organização de informação para o desenvolvimento de meios para apresentação
de uma proposta.
4. Desenvolvimento de layouts de comunicação com recurso ao software de composição
e paginação Adobe Indesign.
5. Desenvolvimento de composições digitais com recurso ao software de concepção
e edição de imagem Adobe Photoshop.
6. Desenvolvimento de uma imagem corporativa e respetiva estratégia de implementação
em meios de comunicação.
7. Apresentação pública.

Objetivos

Esta unidade curricular (UC) tem como principal objectivo dotar o discente de uma literacia
computacional através do conhecimento, compreensão e expressão tecnológica no campo da
comunicação. A estrutura curricular introduz elementos da linguagem, aspectos técnicos e
metodologias que permitem a elaboração de peças de comunicação para apresentação e
divulgação de um projeto.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Serão transmitidos conceitos, técnicas e metodologias conducentes a um uso eficiente dos
softwares Adobe Indesign e Adobe Photoshop no contexto das Ciências da Comunicação e da
Cultura.
Com recurso às competências adquiridas será desenvolvido um projeto, onde serão postas em
prática:
¿ As técnicas de pesquisa;
¿ A organização e técnicas de processamento de documentos longos;
¿ As noções básicas de composição visual, forma, cor, paginação e tipografia;
¿ A capacidade de criar suportes visuais para apresentações e meios comunicação;
¿ As noções de manipulação de imagem;
¿ As competências de apresentação em público;
¿ A capacidade de adequar o projeto ao público-alvo pretendido.

Metodologias de ensino e avaliação

Serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos temas
programados com recurso a plataformas audiovisuais. Serão ministrados exercícios práticos
com recursos aos softwares de edição de imagem Adobe Photoshop e Adobe Indesign e
acompanhamento dos projetos finais.
¿ A entrega do projeto final é obrigatória na data estipulada. A falta injustificada implica a
reprovação na disciplina;
¿ A ausência em dois momentos de avaliação implica a reprovação na UC;
¿ A ausência em um momento de avaliação implica o desconto de um valor na nota final;
¿ O projeto final está sujeito a apresentação e discussão.
Avaliação projeto ¿ 50%
Avaliação aula (testes, assiduidade, etc) ¿ 50 %
A ausência em 25% das sessões implica reprovação na UC;
Alguma questão omissa, deve ser regida pelo Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
dos cursos de licenciatura (1º ciclo), dos mestrados integrados (1º+2º ciclos) e da parte
curricular dos mestrados (2º ciclo) não integrados da ULHT e ECATI

Bibliografia principal

Adobe Creative Team (2012). Adobe InDesign CS6: Classroom in a Book. Berkeley: Adobe
Press.
Adobe Creative Team (2012). Adobe Photoshop CS6: Classroom in a Book. Berkeley: Adobe
Press.
Gordon, B. e Gordon, M. (2003). O Guia completo do design gráfico digital. Lisboa: Livros e
Livros.
Hartman, Annesa (2005). Exploring Photoshop: A Designer's Guide to Image Editing with Adobe
Photoshop. Delmar Thomson Learning.
Poupa, C. e Pereira, A. (2004). Como apresentar em público teses, relatórios e comunicações.
Lisboa: Ed. Sílabo.
ELAM, Kimberly (2004). Grid Systems: Principles of Organizing Type. New York: Princeton
Architectural Press.