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Universidade Lusófona

Introdução ao Marketing

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-7032

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao Marketing
2. O Marketing e a Envolvente
3. O Mercado
4. Comportamento do Consumidor
5. Análise SWOT
6. Segmentação, Targeting e Posicionamento
7. Objectivos e Estratégias de Marketing
8. Marketing-Mix

Objetivos

Apresentar os factores envolventes que influenciam o marketing;
Informações gerais sobre o marketing e sobre os seus princípios teóricos;
Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes no marketing;
Apresentar as principais variáveis do marketing mix e correlação dessas
variáveis;
Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à gestão da função marketing e de account manager.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Para atribuição dos créditos correspondentes à disciplina, os alunos deverão demonstrar as seguintes competências:
Entender o conceito de Marketing na sua globalidade e particularidades;
Entender a importância do Marketing no seu meio de actuação;
Conhecer o consumidor e o que o move para a compra, seus influenciadores;
Saber como se desenvolve um processo de segmentação de mercado e como se lecciona o mercado-alvo da empresa;
Conhecer e ter capacidade de definir as principais variáveis do marketing mix.

Metodologias de ensino e avaliação

Os alunos terão uma exposição teórica dos temas que englobam o marketing com exemplos práticos do mercado nacional e internacional que permita a sua ligação com a prática.
Aplicarão os principais conceitos de marketing num trabalho que irão desenvolver ao longo do semestre sobre duas das gerações de marketing.
As aulas teóricas são suportadas por documentação on-line no Moodle com artigos científicos (teoria) e de imprensa (prática) e por vídeos.
Os alunos farão uma frequência (60%), uma aula no exterior com um case study (10%) e um trabalho sobre as gerações do marketing (30%).
A presença dos alunos é obrigatória para 75% das aulas e os alunos que tiverem menos de 8 na frequência vão directamente a exame.

Bibliografia principal

Kotler, P. E Keller, (2012) ¿ Administração de Marketing ¿ Edição Novo Milénio
Northwestern University.
Lendrevie, J.; Lindon, D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2015), Mercator da Língua
Portuguesa ¿ Teoria e Prática do Marketing, 16ª Edição, Publicações D. Quixote.