Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Marketing e Comunicação Cultural

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULHT24-3-7035

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. A importância da atitude de Marketing nas práticas de Programação e Divulgação de iniciativas e acontecimentos
culturais 2. A atitude de Marketing aplicada às actividades culturais: principais conceitos e técnicas de Marketing
Cultural 3. As principais políticas do Marketing-Mix: Produto, Preço, Distribuição e Comunicação 4. O papel da
Comunicação Publicitária e das Estratégias de Mediatização no processo de divulgação de actividades culturais 5.
Divulgação cultural e acções de Relações Públicas: principais conceitos e técnicas para a organização de eventos
culturais, contactos com a comunicação social, instituições culturais e outros públicos 6. Actividades Culturais,
Mecenato e Patrocínios 7. Breve enquadramento sobre a actual Política Cultural Portuguesa: Princípios, Objectivos e
Estratégias de Marketing Cultural 8. Como elaborar um plano de Marketing Cultural

Objetivos

Dar seguimento a unidades curriculares leccionadas aos alunos anteriormente no campo do marketing, dotando os
futuros licenciados de conhecimentos específicos sobre o Marketing das artes.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Conhecimento e competências integradas dos principais conceitos e técnicas de Marketing Cultural e Estratégias de
Mediatização, de modo a conseguirem elaborar planos de Marketing Cultural. Capacidade de análise e crítica de
casos práticos que serão apresentados e discutidos ao longo das sessões.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas leccionadas em ambiente prático com a acompanhamento e orientação de projectos e discussão de
`casestudy¿.
Avaliação com trabalho final - 70% trabalho; 30% apresentação. A unidade curricular obriga a uma presença em aula
de 75%. Esta norma regula a efectiva presença do estudante em sala de aula, permitindo a feitura de trabalhos e
leituras importantes para o seu desenvolvimento pessoal e científico. Como em todas as unidades curriculares, são
vários os momentos de avaliação que permitem detectar o aproveitamento do estudante e corrigir os aspectospedagógicos e didácticos ineficazes ou insuficientes, individual ou colectivamente. O estudante obterá aproveitamento
da disciplina se tiver nota final igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia principal

AAVV, (2001)Hand Book of Public Relations, org. Robert Heath, Ed. Sage.
AAVV (1999), Guia das Artes do Espectáculo, ed. IPAE, Lisboa.
AAVV (1999), Le Publicitor, Publicações D. Quixote.
AAVV (2000), Mercator ¿ Teoria e Prática do Marketing, ed. D. Quixote, Lisboa.
DESCHEPPER, J, Saber comunicar com os jornalistas. Lisboa: Ed. Cetop.
DRUCKER, P. (1994). As Organizações sem fins lucrativos. Lisboa: ed. Difusão Cultural, Lisboa.
KAPFERER, J.N, (2000). Gestão de marcas - capital da empresa. Lisboa: ed. Cetop.
KOTLER, P, (1992). Marketing Social, ed. Campus. S Paulo: Dinalivro. KOTLER, P, (2001). Marketing para o século
XXI. Lisboa: Ed. Presença. SANTOS, M.ª de Lurdes Lima, As políticas culturais em Portugal (1985-1995), ed.
Observatório das Actividades Culturais, s/d.
STAPLETON, J, (1992). Como preparar um plano de marketing- Lisboa: Ed. Presença, Lisboa.
THUILLIER,P, Do estudo de mercado ao plano de Marketing. Lisboa: ed. CETOP.