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Universidade Lusófona

Marketing e Comunicação Web

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-1-14711

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Introdução ao Marketing Digital e Search Engine Marketing
Search Engine Optimization (SEO)
Performance e métricas
Google Analytics
Search Engine Advertising / PPC (SEA)
Google AdWords
Fundamentos do Social Media Marketing
Facebook / Twitter / Linkedin
E-Mail Marketing
Projeto Prático de Marketing Digital

Objetivos

Dotar os alunos de competências teóricas e práticas na área de Marketing Digital, com um enfoque particular nas técnicas aplicadas em Search Engine Marketing;
Dotar os alunos de competências no uso das principais ferramentas e na aplicação de técnicas atuais em SEM;
Dotar os alunos de uma visão alargada do complexo ecossistema que constitui hoje o Marketing Digital e as suas diferentes áreas de atuação e especificidades.



Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Sendo o Marketing Digital e em particular o Search Engine Marketing uma área em permanente evolução em técnicas, ferramentas e em soluções, é importante sensibilizar os alunos para as dinâmicas próprias da área, de modo que desenvolvam a capacidade de se atualizarem permanentemente sobre as técnicas e práticas do ecossistema do Marketing Digital. Deste modo, no final do semestre, a presente unidade curricular terá conseguido:
Dotar os alunos de competências práticas e atuais em SEM de modo a valorizar a sua formação e integração no mercado de trabalho
Dotar os alunos de capacidade crítica e analítica, mas também estratégica na aplicação de técnicas de SEM
Dotar os alunos de competências na definição de métricas de avaliação de desempenho em Marketing Digital

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas terão um carácter teórico/prático com a aplicação e exploração de casos práticos nos diferentes módulos com discussão em aula.
Os alunos terão experiência prática com as principais ferramentas e técnicas aplicadas atualmente em Search Engine Marketing.

A avaliação consistirá no desenvolvimento de um projecto prático de Marketing Digital realizado em grupo a entregar no final do semestre (50%), quatro (4) testes de avaliação individual num formato de resposta múltipla (40% - 4X10%) e 10% para participação e assiduidade.

Bibliografia principal

https://www.thinkwithgoogle.com
https://analyticsacademy.withgoogle.com
https://support.google.com/analytics#topic=3544906
https://support.google.com/adwords
https://www.thinkwithgoogle.com/collections/zero-moment-truth.html
https://www.google.pt/trends/
https://www.google.pt/trends/explore
https://www.facebook.com/business/products/ads
https://ads.twitter.com/
https://business.linkedin.com/marketing-solutions
https://moz.com/beginners-guide-to-seo
Google Advertiser Community
https://www.en.advertisercommunity.com/
Kaufman, Ira Horton, Chris (2014) Digital Marketing: Integrating Strategy and Tactics with Values, A Guidebook for Executives, Managers, and Students, Londres, Routledge
Karwal, Shivani (2015) Digital Marketing Handbook: A Guide to Search Engine Optimization, Pay per Click Marketing, Email Marketing, Content Marketing, Social Media Marketing, CreateSpace Independent Publishing Platform
Materiais cedidos pelos docentes