Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Marketing Operacional

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT24-1-7047

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

O processo de Marketing
Planeamento estratégico orientado para o Mercado
Análise do ambiente de Marketing (Análise Externa/Interna)
Produto
Preço
Promoção
Distribuição
Força de Vendas
Avaliação e Controlo
Marketing Sectorial

Objetivos

O objectivo da unidade curricular é contribuir para o domínio alargado das principais ferramentas de Marketing,
desenvolvendo as competências necessárias à interpretação, desenvolvimento e execução prática de um Plano
Operacional.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A unidade curricular pretende desenvolver os principais conceitos relativos à prática do Marketing, familiarizando o
aluno com os instrumentos disponíveis para a utilização operacional do Marketing.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas lecionadas em ambiente teórico-prático com acompanhamento e orientação do trabalho de grupo a desenvolver durante o semestre.
Trabalho de Grupo (Escrito) 40%
Trabalho de Grupo (Apresentação) 10%
Teste Escrito 50%.

Na UC está prevista a contabilização de faltas, segundo normas em vigor na ECATI.
Nota mínima de 7,5 valores, nos momentos de avaliação previstos, para a possibilidade de Aprovação na UC em regime de avaliação contínua

Bibliografia principal

Kotler, Ph., Keller, L., Brady, M. e Goodman, M., Marketing Management; 5ª Edição, Pearson, 2012;
Lindon, D. et al., Mercator XXI teoria e prática do marketing. Lisboa: Dom Quixote, 2011
McDonald M., e Wilson, H., Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them, 7ª Edição, John Wiley & Sons Lta, 2011;