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Universidade Lusófona

Media e Instituições Culturais

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-3-7044

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. O Campo dos Media 2.Teorias do Jornalismo 3. A Linguagem dos Media 4. O Lugar da Cultura nos Media ¿
Análise de Casos 5. O Agendamento da Cultura

Objetivos

É objectivo da unidade curricular dotar os estudantes de um conhecimento profundo das ferramentas disponíveis para
a utilização do espaço dos media no desenvolvimento de projectos inseridos na gestão da cultura e das artes. Media
e Instituições Culturais pretende lançar luz sobre o território dos media de duas formas distintas. Por um lado,
respondendo à questão do funcionamento dos meios de comunicação de massa; por outro, procurando perceber
como produzir informação cultural que se diferencie no momento em que é seleccionada nas redacções.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O programa definiu o campo de actuação dos media, percorrendo, as teorias do jornalismo mais relevantes, desde a
Teoria do Espelho às Teorias Construtivistas. Seguir-se-ão noções de notícia, redacção jornalística e géneros
jornalísticos, que fornecerão os instrumentos necessários à desconstrução da actualidade noticiosa.

Metodologias de ensino e avaliação


Predomínio da componente teórica com uma abordagem capaz de permitir uma clarificação das problemáticas
colocadas. A avaliação da unidade curricular consiste na média de classificações obtidas no conjunto de exercícios
realizados ao longo do semestre. A unidade curricular obriga a uma presença em aula de 75%. Esta norma regula a
efectiva presença do estudante em sala de aula, permitindo a feitura de trabalhos e leituras importantes para o seu
desenvolvimento pessoal e científico. Como em todas as unidades curriculares, são vários os momentos de avaliação
que permitem detectar o aproveitamento do estudante e corrigir os aspectos pedagógicos e didácticos ineficazes ou
insuficientes, individual ou colectivamente. O estudante obterá aproveitamento da disciplina se tiver nota final igual ou
superior a 10 valores

Bibliografia principal

Alves, Dinis M. (2003). Foi Você que Pediu um Bom Título?. Coimbra: Quarteto
Bourdieu, Pierre. (1997). Sobre a Televisão. Oeiras: Celta.
Cascais, Fernando. (2001), Dicionário de Jornalismo ¿ As Palavras dos Media, Lisboa: Verbo.
Descheper, Jacques. (1992). Saber comunicar com os jornalistas: da imprensa, da rádio e da televisão. Mem
Martins: Edições CETOP. Martins.
Lagardette, Jean-Luc. (2001). Manual da Escrita Jornalística ¿ Escrevo ¿ Informo ¿Convenço, (¿Quero Ser Escritor¿).
Lisboa: Editora Pergaminho. Mesquita, Mário. (2003). O Quarto Equívoco ¿ O Poder dos Media na Sociedade
Contemporânea. Coimbra: Minerva.
Traquina, Nelson. (2002). Jornalismo, Lisboa: Quimera.