Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Seminário de Projeto em Gestão da Cultura e das Artes

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULHT24-3-10117

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Concepção e desenvolvimento de projecto cultural; . Metodologia de elaboração de projecto em gestão cultural;
Estruturas Organizacionais; Pensamento Estratégico; Públicos; Programação; Estratégias de Comunicação e
Marketing; Produção; Financiamentos e Orçamentação.

Objetivos

Desenvolver conhecimentos e aptidões específicas nas fases de Concepção, Programação, Planificação, Pré-
Produção e, entre outras, de Orçamentação de um projecto cultural. Estruturar projectos com possibilidades de
integração no meio contextual e transaccional da cultura, ou seja, aptos a serem propostos a organizações culturais
ou pelouros culturais autárquicos. Investigar as estruturas de produção e os perfis de programação de organizações
culturais nacionais, e constituir uma base de dados de referência para o projecto a ser desenvolvido.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Com vista à implementação de projectos culturais estima-se que os discentes desta u.c. adquiram capacidade para
empreender um estudo estratégico, investigar e desenhar uma programação cultural para realidades e contextos
específicos, trabalhar um mapa de produção, conceber e gerir um orçamento e conceber um plano de comunicação.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Metodologias de ensino e avaliação

A avaliação do seminário é estruturada em função de uma planificação de trabalhos práticos, reflexões e
investigações para os estudantes desenvolverem sequencialmente ao longo do semestre. Estes vários trabalhos
consistem na realização das diferentes secções do projecto final (todos estes momentos estão indicados no
documento anexo da planificação da unidade curricular). O desenvolvimento do projecto deve obedecer à
metodologia proposta no documento «Metodologia de elaboração de um projecto em gc». A avaliação do seminário é
individual, os trabalhos sujeitos a avaliação devem ser desenvolvidos individualmente. O incumprimento injustificado
dos prazos estabelecidos para cada apresentação dos trabalhos implica a penalização de 0,5 valor. No regime de
avaliação contínua adoptado para a unidade curricular, só é possível actualizar ou melhorar as diferentes partes da avaliação no momento de entrega do dossiê final do projecto no final do semestre.

Bibliografia principal

AA.VV, (20049, Públicos da Cultura (actas de colóquio), Lisboa, Observatório das Actividades Culturais
AA.VV, (2009), Sector cultural e Criativo em Portugal, Augusto Mateus & Associados, acessível em
http://www.gpeari.pt/default.aspx
Becker, Howard, (1982), Art Worlds, Berkeley / Los Angeles, University of California Press
Bourdieu, Pierre, (1979), La Distinction, Paris, Minuit
Bourdieu, Pierre, (1980), ¿Le capital social¿ in Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 31, Janeiro, pp.2-3
Byrnes, William J., (2003) Management and the Arts, Boston, Focal Press 292
Cruz, Eduardo (1990), Planeamento Estratégico. Um guia para as PME, Lisboa, Texto Editora. Santos, Maria de
Lurdes Lima dos e Pais, José Machado (org.), 2010, Novos Trilhos Culturais ¿ Práticas e Políticas, Lisboa, Imprensa
de Ciências Sociais.