Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Sociologia dos Meios de Comunicação

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-7046

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

¿ A importância da sociologia para o estudo dos meios de comunicação: concepções dos media e da sociedade; sociedade moderna, de comunicação
¿ Olhar histórico para o estudo dos media: as ¿escolas¿ de estudo sobre a comunicação
¿ Debates contemporâneos: o espaço público habermasiano, e os seus críticos; media e política
¿ Fazer comunicação: produção de notícias e conteúdos na sociedade em rede
¿ Outras visões sobre os media e a sociedade: discurso, mito, ideologia, poder
¿ ¿Risco¿ no mundo contemporâneo: pânicos morais e pânicos mediáticos
¿ Os media enquanto indústria cultural: capitalismo e mediação para além das ¿massas¿
¿ Os media como negócio: a economia política dos media
¿ Sociedades em rede, media contemporâneos: o individualismo em rede num mundo de smartphones
¿ Situar as sociedades, situar os media: reflexões feministas e pós-colonialistas sobre a comunicação
¿ A importância sociológica de um quotidiano multimediado

Objetivos

Mostrar uma visão geral da relação entre o estudo dos media e o restante das ciências sociais. Contextualizar historicamente a preocupação sociológica com os media, num contexto contemporâneo. Apresentar algumas das principais problemáticas contemporâneas sobre os media, bem como as críticas que suscitam. Mostrar a importância dos meios de comunicação para a vida política das sociedades. Sensibilizar para a importância de categorias sociais que fundamentam sistemas de discriminação e poder, e como isso se articula com os media. Considerar a economia política dos meios de comunicação social, e o papel do capitalismo nas condições mediáticas contemporâneas. Considerar abordagens alternativas à produção mediática mainstream e o seu papel na sociedade em rede.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Com a aprovação na cadeira de Sociologia dos Media, o aluno terá compreendido as relações entre os media e diferentes formas de olhar para a sociedade.
O estudante terá ganho aptidões que o qualificam para prosseguir estudos, aprofundando as várias temáticas abordadas noutras UCs.
Saberá compreender melhor o seu papel, enquanto (futuro) profissional dentro da área dos media, numa área socialmente complexa, com ligações com classe, género e etnia, dentro de um sistema capitalista global.
Saberá analisar mais detalhadamente os produtos mediáticos em seu redor.
Saberá compreender e reflectir criticamente sobre a relação dialógica e co-constitutiva entre media e sociedade.

Metodologias de ensino e avaliação

Recensão crítica de um texto, a designar, disponibilizado no Moodle; extensão: ~1200 palavras ¿ 15% da nota; obrigatório
Discussão, via Moodle, de um texto ou suporte audiovisual, a designar, demonstrando espírito crítico e articulação com o conteúdo leccionado ¿ 20% da nota; obrigatório
Trabalho crítico de observação participativa em contexto naturalista, a partir dos conteúdos leccionados; relatório com extensão de ~1200 palavras ¿ 15% da nota; obrigatório
Frequência final da unidade curricular ¿ 50% da nota; obrigatório

Bibliografia principal

Devereux, E. (2007). Media Studies: Key Issues and Debates. London: SAGE Publications.
Dijk, J. van. (2010). The network society: social aspects of new media. Thousand Oaks: SAGE Publications.
Esteves, J. P. (2009). Comunicação e sociedade: os efeitos sociais dos meios de comunicação de massa. Lisboa: Livros Horizonte.
Fortner, R. S., & Fackler, P. M. (Eds.). (2014). The handbook of media and mass communication theory. Chichster: Wiley.
Fuchs, C. (2011). Foundations of critical media and information studies. New York: Routledge.
Gurevitch, M. (2005). Culture, society, and the media. London: Routledge.
Laughey, D. (2007). Key themes in media theory. Maidenhead; New York: Open University Press.
Nayar, P. K. (2010). An introduction to new media and cybercultures. Malden: Wiley-Blackwell.
Rieffel, R. (2004). Sociologia dos media. Porto Editora.