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Universidade Lusófona

Teoria da Publicidade

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-1-1168

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A Publicidade e o Marketing
História da Publicidade
A Agência de Publicidade
Criação em Publicidade
Construção da Mensagem
O Briefing Publicitário
Conceitos Básicos em Media
Investigação em Publicidade
Código da Publicidade e Auto-regulamentação em Portugal
Syllabus:
Advertising and Marketing
Advertising History
Advertising Agency
Production in Advertising
Message Production
The Advertising Briefing
Basic Media Concepts
Research in advertising
Advertising Code and auto-regulation in Portugal

Objetivos

Dotar os alunos de um conhecimento cientifico sobre a Teoria da Publicidade no sentido de construir um saber capaz de analisar e conceber o campo prático da área de estudo.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Fundamentada em pressupostos teórico/científicos, a disciplina pretende ser um repositório técnico/científico susceptível de dar aos alunos competências adequadas para a análise da actividade publicitária.

Metodologias de ensino e avaliação

Predomínio da componente teórica com uma abordagem capaz de permitir uma clarificação das problemáticas colocadas.
Frequência escrita no final do Semestre (60%) e trabalho de grupo (40%)

Bibliografia principal

Briekley , S., (2002), The Advertising Handbock, 2ª edicão, NY, Routledge.
Brochand, B., Lendrevie, J., Outros., (2011), Publicitor, 4ª edição, Lisboa, Dom Quixote.
Caetano, J., Estrela, R., (2004), Introdução à publicidade, Porto, Edições IPAM.
Caetano, J., et al, (2011), Publicidade: Fundamentos e estrarégias, Lisboa, Escolar Editora
Estrela, R., (2004), A Publicidade no Estado Novo, vols I e II, Lisboa, Simplesmente Comunicando.
Faris Yakob, (2015), Paid Attention: Innovative Advertising for a Digital World, Londres, Kogan Page
González Lobo, Prieto del Pino (2015), Manual de Publicidad, Barcelona, ESIC
González Martín, J.A. (1996), Teoria general de la publicidad, Madrid, Fondo de Cultura Económica.
Hart, N., (1995) The Pratice of Advertising, 4º edição, Oxford, B.H..
Joannis, H., (1991), O Processo de Criação Publicitária, Edições CETOP.
Machuco Rosa, A. (2014), Semiótica, Consumo e Publicidade, MediaXXI/Formalpress