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Universidade Lusófona

Teoria das Relações Públicas

Curso

Ciências da Comunicação e da Cultura

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT24-1-1675

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Natureza e âmbito da função de RP
2. A história e o desenvolvimento das Relações Públicas modernas
3. Enquadramentos teóricos para entender e situar as práticas de RP
4. Conceitos operacionais em RP ¿ públicos/stakeholders, objectivos, mensagens, canais, instrumentos
5. RP e Comunicação Integrada: instrumentos de gestão das organizações
6. A importância das RP na construção da Identidade e Imagem da organização
7. As Agências de Relações Públicas. Códigos deontológicos. O profissional de RP
8. As RP nos diversos tipos de Comunicação (institucional, interna, financeira, produto, crise, assessoria de imprensa, gestão de crises, patrocínios e acção cultural)
9. Relações Públicas e os Novos Meios (Blogs, Vlogs, Redes sociais, intranet)
10. A preparação de um plano de Relações Públicas
11. Eficácia e avaliação em RP ¿ problemática, objectivos, métricas, instrumentos
12. Protocolo e Etiqueta empresarial e Institucional

Objetivos

O objectivo desta disciplina é desenvolver a compreensão do enquadramento teórico de Relações Públicas, o âmbito da função, o seu papel nas estratégias de comunicação das organizações em geral, bem como questionar o seu objectivo e lugar na construção da Imagem e Identidade das Organização. Pretende-se sensibilizar os alunos para as áreas de aplicação e problemáticas específicas, ao mesmo tempo que são abordadas questões éticas e deontológicas da prática de RP, e lhes são fornecidas ferramentas conceptuais e técnicas nas suas variadas vertentes, desde a institucional à de produto, passando pela interna, financeira e assessoria de imprensa. O trabalho desenvolvido visa igualmente consciencializar os estudantes da necessidade de avaliar e medir a eficácia de acções em Relações Públicas, e apontar tendências de desenvolvimento desta função.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final, o aluno estará apto para determinar os diferentes campos de actuação das Relações públicas e a saber actuar em cada uma das situações que se lhe apresentam, explorando de forma crítica as ferramentas e técnicas mais adequadas à prossecução dos objectivos comunicacionais das organizações, em função dos públicos em causa, desenvolvendo acções e formulando mensagens relevantes. Deverá perceber o funcionamento de e conseguir utilizar as novas tecnologias ao seu dispor e planear, orçamentar, gerir e controlar acções de Relações Públicas, integrando as mesmas nas estratégias de comunicação das organizações.

Metodologias de ensino e avaliação

Exposição teórica com recurso a meios audiovisuais, numa abordagem capaz de permitir uma clarificação das problemáticas colocadas. Casos práticos para análise e discussão de situações, raciocínio estratégico e soluções implementadas. Exercícios práticos de aplicação dos conceitos e técnicas apresentadas.

Avaliação:
Frequência escrita no final do semestre (65% da nota final) e trabalho de grupo sobre uma área de actuação de RP, com recurso a pesquisa nas organizações seleccionadas pelos alunos, e apresentação oral em aula (35% da nota final).




Bibliografia principal

BEL MALLÉN, J.I., coord.(2004). Comunicar para crear valor. La dirección de comunicación en las organizaciones. Pamplona: EUNSA
BLACK,C.(2006). Guia Prático do Profissional de Relações Públicas. Mem-Martins: Pub. Europa-América
CASTILLO, A.(2010). Introducción a las Relaciones Públicas. Malaga: Instituto de Investigación en Relaciones Públicas.
GREGORY, A. (2010). Planning and Managing Public Relations Campaigns. A strategic approach. London: Kogan Page.
MARTINS LAMPREIA, J. (2003). Comunicação Empresarial. As Relações Públicas na gestão. Lisboa: Texto Ed., 2ª ed
OLIVER, S. (2010). Public Relations Strategy. London and Philadelphia: Kogan Page.
TENCH, R. & YEOMANS, L.(2013). Exploring Public Relations. Hawlow, Engl: Prentice Hall, Financial Times, 3rd edition.
WATSON, T. & NOBLE, P.(2003). Evaluating Public Relations. London & Philadelphia: Kogan Page
WILCOX, D.L., CAMERON, G.T. & XIFRA, J.(2011). Relaciones Públicas. Estratégias y tácticas. Madrid: Pearson/Addison Wesley