Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Arte, Cultura e Comunicação

Universidade Lusófona

Arte, Cultura e Comunicação

Apresentação

Esta disciplina interroga os modos de ser dos objetos artísticos e a sua definição contemporânea enquanto formas de comunicação, entidades discursivas que participam no campo cultural, o qual é, também, central na nossa análise. A relação entre cultura e comunicação é aprofundada e propõe-se debater algumas das temáticas contemporâneas no campo das artes, como sejam as questões de igualdade de género e as políticas culturais sobre o passado colonial. 

Disciplina do Curso

Ciências da Comunicação

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT24-1671

Disciplinas complementares recomendadas

Sem Ucs recomendadas.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Parte I : Questões de cultura e comunicação 

 

  1. Definições de cultura: 
    1. Noção antropológica de cultura
    2. A  “viragem cultural”: Stuart Hall e a escola de Estudos Culturais.
    3. Estudos culturais, linguagem e media.
    4. Noção sociológica de Cultura:  cultivada, popular e de massas; alta e baixa cultura; 
    5. As indústrias da cultura
  2. A Convergência da arte, da cultura e da comunicação:
    1. As transformações da arte pela reprodutibilidade técnica: as reflexões de Walter Benjamin e um estudo de caso sobre fotografia de teatro em Portugal
    2. O ambiente mediático contemporâneo e os novos “museus imaginários”.
    3. O “marketing cultural” no contexto digital.

Parte II: Questões de arte

 

  1. Definições de arte
  2. Das teorias essencialistas da arte às teorias do funcionamento simbólico da arte
  3. O sistema da arte contemporânea: questões de gestão cultural
  4. As representações de género na arte
  5. Arte e feminismo: A “arte sem história” das mulheres artistas
  6. Repensar a herança colonial: as políticas de reparação na Europa

Objetivos

  • Saber discutir as configurações da noção de cultura
  • Saber identificar o fenómeno artístico como um fenómeno cultural
  • Conhecer alguns aspetos das práticas da gestão cultural e das artes
  • Conhecer algumas estratégias de marketing cultural no ambiente digital
  • Reflectir sobre temáticas emergentes na cultura, nos media e nas artes, nomeadamente, relativa aos estudos de género e estudos pós-coloniais.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas expositivas com recurso a meios audiovisuais e leitura e discussão de textos em aula. A avaliação contínua desta unidade curricular consiste numa frequência individual; na participação, em grupo, nas atividades propostas para cada aula e numa oral individual sobre um texto escolhido de entre um conjunto definido pela docente. 

REGIME DE PRESENÇAS: na avaliação contínua é obrigatória a frequência a 50% das aulas programadas.

Bibliografia principal

  • BARRANHA, H., MARTINS, S. S. E PINTO RIBEIRO, A. (Ed.). 2015. Museus sem lugar. Ensaios, Manifestos e diálogos em rede. Lisboa: Edição do IHA, UNL. 

    HALL, S., ed. 2003. Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London, Thousand Oaks and New Delhi: Sage Publications. 

    KOTLER, N. G., KOTLER P. e KOTLER, W. Y.. 2008. Museum Marketing and Strategy. Designing Missions, Building Audiences and Generating Revenue and Resources. San Francisco: Jossey-Bass Edition.

    LIMA DOS SANTOS, M.L., “I. Questionamento à volta de três noções” in MELO, Alexandre (Org.), Arte e Dinheiro, Lisboa, Assírio & Alvim, 1994, pp. 101 - 120. 

    OAKLEY, K.; O’CONNOR, J.(org.) (2015). The Routledge Companion to the Cultural Industries. Oxon and New York, Routledge.

    D’OREY, Carmo (1990). «O que é a arte?» ou «Quando há arte?». Revista Análise, nº 14, Imprensa Nacional Casa da Moeda.

    MELO, Alexandre (2001). As três dimensões do sistema. In: Arte. Lisboa, Editora Quimera,  pp. 29-52.

Horário de Atendimento

Teresa Mendes Flores   -   Via videoconferência em horário a agendar, caso a caso.   -  Enviar pedido de marcação para: p874@ulusofona.pt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Docente da FMV da Lusófona e investigador do INSA publica na Nature Medicine
  • be-READY | REsilient roAD pavements for sustainabilitY
  • Mobility Welcome Sessions (1º Semester 22/23)
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.