Arte, Cultura e Comunicação
Apresentação
Esta disciplina interroga os modos de ser dos objetos artísticos e a sua definição contemporânea enquanto formas de comunicação, entidades discursivas que participam no campo cultural, o qual é, também, central na nossa análise. A relação entre cultura e comunicação é aprofundada e propõe-se debater algumas das temáticas contemporâneas no campo das artes, como sejam as questões de igualdade de género e as políticas culturais sobre o passado colonial.
Disciplina do Curso
Ciências da Comunicação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT24-1671
Disciplinas complementares recomendadas
Sem Ucs recomendadas.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Parte I : Questões de cultura e comunicação Parte II: Questões de arte
Objetivos
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas expositivas com recurso a meios audiovisuais e leitura e discussão de textos em aula. A avaliação contínua desta unidade curricular consiste numa frequência individual; na participação, em grupo, nas atividades propostas para cada aula e numa oral individual sobre um texto escolhido de entre um conjunto definido pela docente. REGIME DE PRESENÇAS: na avaliação contínua é obrigatória a frequência a 50% das aulas programadas.
Bibliografia principal
BARRANHA, H., MARTINS, S. S. E PINTO RIBEIRO, A. (Ed.). 2015. Museus sem lugar. Ensaios, Manifestos e diálogos em rede. Lisboa: Edição do IHA, UNL. HALL, S., ed. 2003. Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London, Thousand Oaks and New Delhi: Sage Publications. KOTLER, N. G., KOTLER P. e KOTLER, W. Y.. 2008. Museum Marketing and Strategy. Designing Missions, Building Audiences and Generating Revenue and Resources. San Francisco: Jossey-Bass Edition. LIMA DOS SANTOS, M.L., “I. Questionamento à volta de três noções” in MELO, Alexandre (Org.), Arte e Dinheiro, Lisboa, Assírio & Alvim, 1994, pp. 101 - 120. OAKLEY, K.; O’CONNOR, J.(org.) (2015). The Routledge Companion to the Cultural Industries. Oxon and New York, Routledge. D’OREY, Carmo (1990). «O que é a arte?» ou «Quando há arte?». Revista Análise, nº 14, Imprensa Nacional Casa da Moeda. MELO, Alexandre (2001). As três dimensões do sistema. In: Arte. Lisboa, Editora Quimera, pp. 29-52.
Horário de Atendimento
Teresa Mendes Flores - Via videoconferência em horário a agendar, caso a caso. - Enviar pedido de marcação para: p874@ulusofona.pt