Cibercultura
Apresentação
A disciplina tem por objectivo estudar os acontecimentos ligados à emergência da internet e da cultura online e a forma como estes moldam comportamentos em termos individuais e sociais.
Disciplina do Curso
Ciências da Comunicação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT24-2376
Disciplinas complementares recomendadas
Cultura Redes e Globalização.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ¿ definição de conceitos 1.1. Da cultura à cibercultura 1.2. A cibercultura como cultura 1.3. Homens e máquinas: a questão da técnica como via fundamental para compreender a cultura contemporânea 2. O virtual 2.1. A emergência do ciberespaço. Causas. 2.2. A interactividade 3. Identidades 3.1. A vida no ecrã 3.2. A influência da internet nas noções de identidade 3.3. Simulacros e representações 3.4. Corpo, cyborg e subjectividade 3.5. Tecnohumano e pós-humano 4. Cibercultura e sociedade 4.1. Interacção 4.2. Interligação 4.3. Comunidades virtuais: os media sociais 4.4. Ciberpolítica e ciberactivismo 4.5. Hackers, ciberguerra e ciberespionagem 4.6. Cultura colaborativa 4.7. Mutações da educação, economia e saberes 5. Artes tecnológicas 5.1. Interactividade e hibridismo 6. Critica da cibercultura 6.1. Totalitarismo, dominação e negócio 6.2. Perda e conflitos de interesse
Objetivos
Capacidade de abordagem critica da noção de cibercultura por comparação com a noção clássica de ¿cultura¿. Capacidade de destrinça de algumas vertentes teóricas fundamentais sobre a cibercultura (autores e correntes). Capacidade de abordar a cultura contemporânea por relação com a questão crucial da técnica e das suas mutações. Capacidade de elaboração de um mapeamento geral sobre as principais problemáticas da cibercultura, incluindo as suas várias aplicações práticas. A influência das novas culturas em rede e a comunicação.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas têm, simultaneamente, um carácter expositivo e de fomento da discussão temática, contribuindo para tal a participação determinante dos estudantes através da apresentação de Cibertemas (discussão semanal em aula de um ou mais temas escolhidos pelos estudantes e que os mesmos apresentam para serem tratados em aula).
Bibliografia principal
JUNQUEIRO, Raul. A idade do conhecimento ¿ A nova era digital. Editorial Notícias: Lisboa, 2002
KEEN, Andrew. The cult of the amateur. Ed. Nicholas Brealy: London and Boston, 2008
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Inst. Piaget: Lisboa, 1997
MANOVICH, Lev. The language of new media. MIT Press: CA | MA, 2001
MIRANDA, J.A. Bragança. Teoria da Cultura. Ed. Sec. XXI: Lisboa, 2007
POSTER, Mark. A segunda era dos media. Ed. Celta: Oeiras, 2000
TURKLE, Sherry. A vida no ecrã. Relógio d´Água, Lisboa, 1997
WOOD, Aylish. Digital encounters. Routledge: London & NYC, 2007
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala