Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Computação da Imagem Digital

Universidade Lusófona

Computação da Imagem Digital

Apresentação

Esta unidade curricular pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos e conceptuais essenciais a um projeto de comunicação visual, nomeadamente ao nível da adaptação de uma imagem gráfica ao formato de animação digital.

Vertentes de estudo principais: elementos tipográficos; formas vetoriais; som, tempo e movimento; relações entre símbolos e significados no sentido de transmitir uma mensagem através de comunicação visual; princípios da animação aplicados ao contexto motion graphics.

Estes princípios visam servir dois objetivos fundamentais: uma apresentação de projeto coerente e equilibrada e um entendimento dos processos desenvolvidos na área da comunicação visual motion graphics que permita um diálogo correto com os profissionais da área.

Disciplina do Curso

Ciências da Comunicação

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT24-23369

Disciplinas complementares recomendadas

Computação Multimédia e Interatividade; Cultura Visual.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  • Noções teórico práticas de design gráfico aplicadas ao conceito de motion graphics tais como: tipografia, layout, tipos e formatos de imagens, sistemas de cor, organização de um projeto gráfico para criação de animações digitais.
  • Desenho vetorial em Adobe Illustrator e organização de projeto aplicados a motion Graphics.
  • Planificação e conceção de sequências animadas tendo como princípio a transmissão de uma ideia/mensagem.
  • Noções fundamentais de animação digital: princípios da animação aplicados ao contexto de motion graphics.
  • Criação de um guião e construção de um storyboard sobre uma ideia/mensagem a transmitir.
  • Composição de conteúdos vetoriais para serem aplicados numa animação digital.
  • Aplicação de técnicas variadas de motion graphics a partir do software Adobe After Effects, tais como: efeitos, máscaras animadas, controle de som, animação de escala, posição rotação e velocidade (curvas de animação).

Objetivos

Esta unidade curricular tem como principal objetivo dotar o discente de uma literacia visual através da transmissão de conhecimento, compreensão e expressão tecnológica no campo do design gráfico aplicado para o contexto de motion graphics . Paralelamente é pretendido transmitir conhecimentos ligados ao design gráfico, metodologias de trabalho, técnicas de animação e composição vídeo. Fatores transversalmente ligados ao mundo da comunicação visual, mais concretamente na divulgação de uma ideia ou mensagem através da produção de uma animação digital gráfica.

Metodologias de ensino e avaliação

endo uma unidade curricular teórico prática serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos com o recurso a elementos audiovisuais. Serão ainda ministrados exercícios práticos utilizando o software de animação digital e composição de imagem Adobe After Effects.

Será efetuado o acompanhamento dos projetos da disciplina junto dos alunos.

Sistema de avaliação (%)

  • Exercício prático de avaliação: 40% da avaliação;
  • Projeto da unidade curricular (grupos de 2 alunos): 60% da avaliação;

A avaliação individual tem em linha de conta a participação em sala, assim como as percentagens de participação definidas no relatório de projeto de autoavaliação, do grupo de trabalho.

As entregas das fases de projeto são obrigatórias nas datas estipuladas.

A falta em mais de uma avaliação intercalar implica a exclusão da avaliação contínua; Participação e Assiduidade: O aluno não pode dar mais de 3 faltas (sendo excluído da avaliação final).

Bibliografia principal

  • AdobeCreativeTeam(2012). AdobeAfter Effects CS6ClassroominaBook.California:Adobe Press.
  • Braha,Y.&Byrne,B.(2011). Creative MotionGraphic Titling for Film,Video,and the Web. Oxford: Focal Press. (ISBN: 978-0-240-81419-3).
  • Shaw A. (2016). Design for Motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design. Oxford: Focal Press.
  • Stone, B. & Wahlin, L. (2018). The Theory and Practice of Motion Design: Critical Perspectives and Professional Practice . New York: Routledge.
  • Taylor,A.(2010). Design Essentials for the Motion Media Artist: A Practical Guide to Principles & Techniques. 1 ed. Oxford: Focal Press.
  • William,R.(2012). The Animator's Survival Kit, Revised Edition:A Manual of Methods,Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, StopMotion and Internet Animators. NewYork: Faber &Fabe

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Docente da FMV da Lusófona e investigador do INSA publica na Nature Medicine
  • be-READY | REsilient roAD pavements for sustainabilitY
  • Mobility Welcome Sessions (1º Semester 22/23)
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.