Metodologias de Análise da Imagem
Apresentação
A actual sobreexposição às imagens nem sempre nos autoriza um olhar atento sobre a sua dimensão cultural e mediaticamente construída, dando muitas vezes lugar a uma percepção que naturaliza as imagens e as suas estratégias comunicacionais. Esta unidade curricular debruça-se sobre os diversos «enquadramentos» a que as imagens são sujeitas, considerando a sua importância para a recepção visual , designadamente para os actos de interpretação. Os géneros da imagem fotojornalística e da imagem publicitária assumir-se-ão aqui como estudos de caso particulares dos usos argumentativos da imagem, da sua relação com as mensagens verbais, assim como do profundo investimento estético de que o visual é hoje um objecto privilegiado.
Disciplina do Curso
Ciências da Comunicação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT24-1417
Disciplinas complementares recomendadas
Semiótica História da Publicidade
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Imagem e representação 1.1. O que é a imagem? 1.2. A imagem enquanto signo; 1.3. A constituição do signo em F. Saussure e em C.S. Peirce; 1.4. O ícone, o índice e o símbolo; 2. A interpretação visual 2.1. Denotação versus conotação: os mecanismos associativos; 2.2. Os códigos visuais; 2.3. Elementos formais e saberes técnicos; 2.4. A imagem e o texto: ¿ancoragem¿ e ¿ligação¿; 2.5. A retórica das imagens. 3. A imagem e o Homem 3.1 A imagem e a visão na cultura ocidental; 3.2. Imagem, técnica e ¿imagem técnica¿: definição e especificidades; 3.3. A crença no fotográfico: «fotografia e verdade»;
Objetivos
Fornecer conceitos e enquadramentos teóricos que permitam pensar e analisar imagens. Fazer compreender a evolução dos pensamentos sobre as imagens e suas implicações na actualidade. Analisar a incidência de mecanismos de veridicção na imagem fotográfica. Interpretar imagens identificando códigos visuais, elementos paratextuais, enquadramentos mediático diversificados e mecanismos de conotação.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão teórico-práticas, ou seja, a exposição oral dos temas do programa será acompanhada de exemplos práticos, de discussões de textos e de exercícios de análise de imagem. A avaliação desta unidade curricular (u.c.) é contínua e estrutura-se do seguinte modo: uma frequência (60%) e dois exercícios de análise de imagem executados com o grupo de trabalho (20%) e individualmente (20%). Aos momentos de avaliação acima descritos, acresce a possibilidade de cada grupo de trabalho poder fazer a apresentação oral de um dos textos propostos para discussão nas aulas (textos 1 a 6). Esta apresentação será cotada de 0,5 a 3 valores, e contará como majoração à nota final da avaliação contínua. Devido ao contexto de pandemia de Covid-19 pode ser necessário recorrer ao ensino à distância, utilizando a plataforma Zoom.
Bibliografia principal
BARTHES, Roland (1984), «Retórica da imagem» em O óbvio e o obtuso, Lisboa, Edições 70 BELTING, Hans (2011), A verdadeira imagem, Lisboa, Dafne Editora. DUBOIS, Philippe (1991), O acto fotográfico, Lisboa, Vega. GERVEREAU, Laurent, Ver, compreender, analisar as imagens, Lisboa, Ed. 70, 2007 JENKS, Chris (1995), Visual Culture, Londres e Nova Iorque, Routledge. JOLY, Martine (1999), Introdução à análise de imagem, Lisboa, Edições 70 JOLY, Martine (2003), A imagem e a sua interpretação, Lisboa, Edições 70 JOLY, Martine (2005), A imagem e os signos, Lisboa, Edições 70 LISTER, Martin (1995), The photographic image in digital culture, Londres, Routledge.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala