Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Metodologias de Análise da Imagem

Universidade Lusófona

Metodologias de Análise da Imagem

Apresentação

A actual sobreexposição às imagens nem sempre nos autoriza um olhar atento sobre a sua dimensão cultural e mediaticamente construída, dando muitas vezes lugar a uma percepção que naturaliza as imagens e as suas estratégias comunicacionais. Esta unidade curricular debruça-se sobre os diversos «enquadramentos» a que as imagens são sujeitas, considerando a sua importância para a recepção visual , designadamente para os actos de interpretação. Os géneros da imagem fotojornalística e da imagem publicitária assumir-se-ão aqui como estudos de caso particulares dos usos argumentativos da imagem, da sua relação com as mensagens verbais, assim como do profundo investimento estético de que o visual é hoje um objecto privilegiado.

Disciplina do Curso

Ciências da Comunicação

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT24-1417

Disciplinas complementares recomendadas

Semiótica

História da Publicidade

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Imagem e representação

      1.1.       O que é a imagem?                                              

      1.2.       A imagem enquanto signo;

      1.3.       A constituição do signo em F. Saussure e em C.S. Peirce;

      1.4.       O ícone, o índice e o símbolo;                                                           

2. A interpretação visual

     2.1.      Denotação versus conotação: os mecanismos associativos;    

     2.2.      Os códigos visuais;

     2.3.      Elementos formais e saberes técnicos;

     2.4.       A imagem e o texto: ¿ancoragem¿ e ¿ligação¿;  

     2.5.       A retórica das imagens.                                                                     

3.  A imagem e o Homem

     3.1       A imagem e a visão na cultura ocidental;               

      3.2.      Imagem, técnica e ¿imagem técnica¿: definição e especificidades;                           

      3.3.      A crença no fotográfico: «fotografia e verdade»; 

Objetivos

Fornecer conceitos e enquadramentos teóricos que permitam pensar e analisar imagens. Fazer compreender a evolução dos pensamentos sobre as imagens e suas implicações na actualidade. Analisar a incidência de mecanismos de veridicção na imagem fotográfica. Interpretar imagens identificando códigos visuais, elementos paratextuais, enquadramentos mediático diversificados e mecanismos de conotação. 

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas serão teórico-práticas, ou seja, a exposição oral dos temas do programa será acompanhada de exemplos práticos, de discussões de textos e de exercícios de análise de imagem. 

A avaliação desta unidade curricular (u.c.) é contínua e estrutura-se do seguinte modo: uma frequência (60%) e dois exercícios de análise de imagem executados com o grupo de trabalho (20%) e individualmente (20%). 

Aos momentos de avaliação acima descritos, acresce a possibilidade de cada grupo de trabalho poder fazer a apresentação oral de um dos textos propostos para discussão nas aulas (textos 1 a 6). Esta apresentação será cotada de 0,5 a 3 valores, e contará como majoração à nota final da avaliação contínua. 

Devido ao contexto de pandemia de Covid-19 pode ser necessário recorrer ao ensino à distância, utilizando a plataforma Zoom.

 

 

Bibliografia principal

BARTHES, Roland (1984), «Retórica da imagem» em O óbvio e o obtuso, Lisboa, Edições 70

BELTING, Hans (2011), A verdadeira imagem, Lisboa, Dafne Editora.

DUBOIS, Philippe (1991), O acto fotográfico, Lisboa, Vega.

GERVEREAU, Laurent, Ver, compreender, analisar as imagens, Lisboa, Ed. 70, 2007 

JENKS, Chris (1995), Visual Culture, Londres e Nova Iorque, Routledge.

JOLY, Martine (1999), Introdução à análise de imagem, Lisboa, Edições 70

JOLY, Martine (2003), A imagem e a sua interpretação, Lisboa, Edições 70

JOLY, Martine (2005), A imagem e os signos, Lisboa, Edições 70

LISTER, Martin (1995), The photographic image in digital culture, Londres, Routledge.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Docente da FMV da Lusófona e investigador do INSA publica na Nature Medicine
  • be-READY | REsilient roAD pavements for sustainabilitY
  • Mobility Welcome Sessions (1º Semester 22/23)
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.