Metodologias de Análise do Texto e do Discurso
Apresentação
Esta UC pretende constituir uma sistematização dos problemas levantados pela escrita, pelo discurso e pelos textos, na sua função comunicativa, e constituir um esclarecimento sobre os diferentes dispositivos e instrumentos, seus efeitos no humano e nas modalidades de escrita e leitura. Criar nos estudantes uma aptidão própria para uma reflexão sobre os autores, suas obras e sobre o seu próprio discurso.
Disciplina do Curso
Ciências da Comunicação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT24-2347
Disciplinas complementares recomendadas
Metodologias de Análise da Imagem
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1.Diacronia crítica dos conceitos de discurso e de texto.
a) O dever da palavra nas sociedades primitivas ;
b) O discurso humano enquanto construção do/contra o poder;
c) Introdução à retórica;
d) Crise das sociedades orais e disseminação da cultura escrita;
e) A passagem das estruturas míticas às estruturas discursivas da cultura ocidental;
f) O que é um texto?
g) Que relações estabelece o texto com o mundo.
2. A significação, representação e interpretação
3. As novas formas do texto
a) As materialidades da comunicação e as enformações do texto;
b) A escrita como técnica.
c) Os modos de ler
4. A relação hermenêutica com os textos.
5. O sujeito e a pergunta pelo autor.
a) Sujeito da interpretação/sujeito
b) História do estatuto de autor.
c) Marcas textuais do autor.
d) O desaparecimento do autor.
6. O uso da escrita e as mudanças na compreensão do mundo.
7. Os modos de comunicação e a interação discursiva nas relações sociais.
Objetivos
Esta disciplina pretende motivar um questionamento dos diversos planos linguísticos, textuais e discursivos que enquadram e regulam os fenómenos comunicativos. Interroga-se a cultura do texto, não só aquela que produz textos, mas também aquela que por estes é (re)constituída. Parte-se, num plano propedêutico, da própria definição de linguagem verbal e da sua especificidade face a outras linguagens, sendo apresentadas algumas diacronias linguístico-antropológicas da discursividade humana, as estratégias que aí se geram e as mutações culturais daí derivadas. A constituição da textualidade ocidental, a sua determinação no campo das ideias e das práticas políticas, económicas, religiosas e filosóficas, será uma outra vertente fundamental da unidade curricular. Questionam-se aqui os fenómenos da especificidade cultural das práticas discursivas do Ocidente e a formação de
figuras-chave na determinação do campo textual: autor, crítico, intérprete, leitor.
Metodologias de ensino e avaliação
Apresentação em sala de aula, com assiduidade, dos conteúdos programáticos e sua discussão. São elaborados 3 trabalhos que valem 50% da nota final que incidem sobre parte da matéria pedagógica desenvolvida. Os trabalhos são obrigatórios.
Prova Escrita de frequência (50% da classificação final) + Trabalhos (50%)
Os estudantes devem ter uma % de assiduidade em sala aula ou virtual de, pelo menos, 75%. Ficam dispensados de exame aqueles alunos que obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia principal
BARTHES, Roland. «A Morte do Autor», «Da Obra ao Texto» in O Rumor da Língua,
Lisboa: Ed. 70, 1989, pp. 47-84.
BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. Lisboa: Edições 70, 1997.
BLEICHER, Josef. Hermenêutica Contemporânea. Lisboa: Edições 70, 1992.
CAMERON, Deborah e out. Working with Written Discourse. London: Sage, 2014.
ECO, Umberto. A Obra Aberta. S.Paulo: Ed.Perspectiva, 1971.
FOUCAULT, Michel. O que é um Autor?. Lisboa: Vega, 1992.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas. Lisboa: Edições 70, 1998.
FURTADO, José Afonso. Uma cultura da Informação para o Universo Digital. Lisboa:
Fund.Francisco Manuel dos Santos, 2012.
PALMER, Richard E. Hermenêutica. Lisboa: Edições 70, 1989.
PLATÃO, Crátilo: Diálogo sobre a Justeza dos Nomes. Lisboa: Sá da Costa.
RICOEUR, Paul. Do Texto à Acção: Ensaios de Hermenêutica II. Porto: Rés, s/d.
STEINER, George. Depois de Babel: Aspectos da Linguagem e Tradução. Lisboa: Relógio
dÁgua, 2002.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala