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Universidade Lusófona

Teoria dos Media

Apresentação

Teoria dos media é uma disciplina teórica que procura determinar o que são os media, promovendo capacidades para que os estudantes possam entender o fenómeno da comunicação como algo com fundamento em dispositivos técnicos. Esta UC é central no eixo de funcionamento do curso, pois coloca as questões e outras disciplinas práticas abordam de forma empírica

Disciplina do Curso

Ciências da Comunicação

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULHT24-1421

Disciplinas complementares recomendadas

História dos Meios da Comunicação

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Determinação genealógica do conceito de «meio»: sentido e objecto de uma ¿teoria dos media¿. Os dispositivos técnicos e a sua discursividade: da antiguidade ao presente.

Media, discurso, realidade: media e poder; media e suspeição; media e simulações; remediação.

Crítica marxista dos media: Walter Benjamin: media e arte; Günther Anders: mundo em imagens; Hans Magnus Enzensberger: media e mobilização.

A escola canadiana dos media: Harold A. Innis: tempo e espaço; Eric A. Havelock: a herança grega; Marshall McLuhan: as extensões do corpo.

Teoria dos meios na actualidade: Niklas Luhmann: forma e meio; Jean Baudrillard: a agonia do real; Paul Virilio: excesso e velocidade; Boris Groys: o submediático; Friedrich A. Kittler: o pós-humano; Peter Sloterdijk: «actio in distans».

 

Objetivos

a) distinguir meio e tecnologia; 

b) descrever a tecnologização da experiência; 

c) aplicar os conhecimentos de forma argumentativa e crítica; 

d) identificar os principais paradigmas no pensamento das mediações;

e) produzir um juízo crítico sobre os media em contexto criativo; 

f) reconhecer as figurações dos media sobre a cultura; 

g) conhecer a genealogia dos meios; 

h) reconhecer a ¿realidade dos media¿; 

i) identificar as diferenças e antíteses entre as diferentes posições teóricas; 

j) posicionar-se criticamente sobre a história dos media; 

k) conhecer as relações entre media e sociedade; 

l) determinar o impacto dos media na estética e nas artes; 

m) saber identificar as estratégias políticas dos media; 

n) identificar as linhas de investigação em media, prática e teoricamente. 

o) saber capaz de construir um discurso argumentativo sistemático e fechado sobre as relações entre cultura, arte, media e realidade.

Metodologias de ensino e avaliação

Por ser uma unidade curricular de natureza, objectivos e competências essencialmente teóricos, a aula magistral apresenta-se como a metodologia mais pertinente. O levantamento de problemas, sua delimitação e explicitação são os elementos de principal uso. A heurística textual e hermenêutica serão também recursos a utilizar. A verificação e acompanhamento da aquisição de competências faz-se também a partir da discussão pública dos argumentos em torno dos problemas levantados. 

Avaliação: a avaliação terá dois momentos, um qualitativo e outro quantitativo. O qualitativo será testado pela assiduidade dos alunos e a sua participação, bem como de um exercício de apresentação de um tema-problema presente no programa. A avaliação quantitativa faz-se pela elaboração de um exame de frequência

Ponderação da avaliação: apresentação oral: 40%; exame de frequência: 60%.

Bibliografia principal

Flusser, Vile¿m (1998). Ensaio sobre a fotografia. Para uma filosofia da te¿cnica. Lisboa, Relo¿gio d¿A¿gua. 

Groys, Boris (2000). Bajo sospecha. Una fenomenologi¿a de los medios. Valencia, Pre-textos. 

Havelock, Eric A. (1996). A musa aprende a escrever. Reflexo¿es sobre a oralidade e 

a literacia da antiguidade ate¿ ao presente. Lisboa, Gradiva. INNIS, 2006 

Innis, Harold A. (2006). The Bias of Communication. Toronto: Toronto University Press. 

Innis, Harold A. (2015). Harold Innis¿s History of Communications. Paper and Printing¿ Antiquity to Early Modernity. Lanham: Rowman & Littlefield. (Ed. William J. Buxton, Michael R. Cheney, and Paul Heyer) 

Kittler, Friedrich A. (1999). Gramophone, Film, Typewriter. Stanford: Stanford University Press. 

McLuhan, Marshall (2001). Understanding Media. London/New York: Routledge. 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

José Gomes Pinto

Quarta-feira: 15-17

F.1.5.

 

 

 

 

 

 

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