Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Educação à Distância

Curso

Ciências da Educação - Educação Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT75-7214

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Educação a distância
1. 1. Definição e finalidade
1. 2. Evolução histórica da educação a distância
1. 3. Ofertas institucionais
1. 4. Os paradigmas económicos: contribuição para a educação a distância
1. 5. Modelos pedagógicos
1. 6. Educação a distância na Europa
1. 7. Formação de professores
1. 8. O tutor em EaD
1. 9. Avaliação de cursos em EaD

Objetivos

Capacidade de organização e caracterização da informação tendo em conta o contexto específico da educação a distância no sistema educativo português; observação, análise e avaliação de situações de educação a distância; capacidade de análise crítica de situações complexas no contexto da educação a distância

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

a. instrumentais
b. específicas
c. pessoais
d. integrativas

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologia:
- Com base na bibliografia ou textos fornecidos, os alunos adquirem os conhecimentos essenciais para poderem analisar criticamente o processo de construção da educação a distância;
- Os alunos examinarão textos autênticos e questionarão o seu conteúdo;
- Os alunos deverão expor oralmente os seus pontos de vista através de trabalhos previamente distribuídos;
- Os alunos elaborarão vários tipos de trabalhos escritos e práticos.
Avaliação:
Exame de Frequência - 50 %
Recensão crítica - 5 %
Participação na aula - 35%
Portfolio - 10%

Bibliografia principal

Belloni, M.L. (2006). Educação a Distância. Brasil: Editora Autores Associados
AAVV. (2003). Novos rumos e pedagogia em ensino a distância. Lisboa: Universidade Aberta
Valadares, J. (2011). Teoria e prática da educação a distância. Lisboa: UAB
Vidal, E. (2002). Ensino a Distância versus Ensino Tradicional. Porto: Universidade Fernando Pessoa, tese online