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Universidade Lusófona

Educação e Formação de Adultos

Curso

Ciências da Educação - Educação Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT75-7217

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Educação, formação de adultos e educação social.
2. Educação permanente e aprendizagem ao longo da vida
3. Desenvolvimento, globalização, e iniciativa individual.
4. Educação de adultos e as tecnologias de informação.
5. Sociedade uniformizada, suas contradições e teoria da "grande recusa" em Marcuse.
6. "Celebração da consciência" e revolução institucional ou cultural em Illich.
7. Da consciência mágica à consciência crítica (Freire).
8. Campos da educação de adultos: animação sociocultural, formação profissional, desenvolvimento local, ensino recorrente, associativismo
9. Sociedade de conhecimento, conhecimentos e competências, investimentos imateriais, empregabilidade, profissionalidade, mobilidade. Desafios do futuro.
10. Educação de adultos e educação científica face ao pensamento popular.

Objetivos

- Refletir sobre a função da educação em geral e da educação de adultos numa sociedade complexa e em transformação
- Refletir sobre diferentes teorias quanto a essa função

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Mobilizar conhecimentos em situações problemáticas a propor pelo docente ou pelos estudantes.

Metodologias de ensino e avaliação

Após introdução dos textos pelo professor, com problematização de momentos-chave, sua apresentação crítica pelos estudantes, individualmente ou em grupos, em datas previamente acordadas com entrega de textos escritos correspondentes (50%)
Participação espontânea (20%)
Teste (30%).

Bibliografia principal

Aníbal, A et al (2008). Vidas reconhecidas. O projecto de Educação e Formação de Adulto na Câmara Municipal de Lisboa. Revista Lusófona de Educação. Nº11, pp. 149-159
Canário, R. e Cabrito, B. (2005). Educação e formação de adultos. Mutações e convergências. Lisboa: Educa cota: CE/1149-BC
Cavaco. C. (2002). Aprender fora da escola. Lisboa: Educa cota: CE/423-BC
Duarte, J.B. (2010) Adult education: a source is missing in the camp? In Emilio Lucio-Villegas Transforming/researching communities. ESREA: Universities of Lower Silesia and Sevilla pp199-204
Finger, M. e Asún, J. M. (2005). A educação de adultos numa encruzilhada. Porto: Porto Editora
Illich, I. (2012). A convivencialidade. Lisboa: Europa-América Lesne, M. (1977). Trabalho pedagógico e formação de adultos. Lisboa: Gulbenkian
Popper, K. (2001). A vida é aprendizagem. Epistemologia evolutiva e sociedade aberta. Lisboa: Edições 70