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Universidade Lusófona

Educação Familiar e Comunitária

Curso

Ciências da Educação - Educação Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT75-7212

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A família
A origem da família: os vários tipos de família ao longo da história
A família como construção social: conceito restrito e lato de família
Discursos sobre a família: legal, social, político, religioso e literário
Novas dinâmicas e organizações familiares: recomposições familiares e relações pais -filhos
A comunidade
Conceito de comunidade
A família na comunidade
Comunidade educativa
Escola, família e comunidade
História da relação escola - família
Escola e família: emergência, desenvolvimentos e paradoxos de uma relação
Quadro normativo nacional e local
Família - escola, uma relação entre culturas: o aluno como mediador

Objetivos

Analisar as grandes mudanças que ocorreram na organização familiar tendo em conta os contextos históricos; relacionar as mudanças na família com educação e funções da escola; observar, analisar e avaliar situações familiares e comunitárias; analisar criticamente situações complexas no contexto da família e da comunidade educativa.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

a. instrumentais
b. específicas
c. pessoais
d. integrativas

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologia:
Com base na bibliografia ou textos fornecidos, os alunos adquirem os conhecimentos essenciais para poderem analisar criticamente as diferentes situações familiares e da comunidade educativa;
Os alunos examinarão textos autênticos e questionarão o seu conteúdo;
Os alunos serão convidados a participar na aula na discussão de textos previamente indicados, ou a elaborar periodicamente textos escritos (resumos, recensões) com base em publicações de autores reconhecidos.
Os alunos deverão expor oralmente os seus pontos de vista;
Os alunos elaborarão vários tipos de trabalhos escritos.
Avaliação:
Exame de Frequência - 50 %
Recensão crítica - 5 %
Participação na aula - 35%

Bibliografia principal

Engels, Friedrich. (2002). A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. Lisboa: Editorial Avante
Silva, Pedro. (2003). Escola -Família, uma relação armadilhada. Interculturalidade e relações de poder. Porto: Edições Afrontamento
Stoer, Stephen. (2005). Escola - Família - uma relação em processo de reconfiguração. Porto: Porto Editora