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Universidade Lusófona

Estágio 1

Curso

Ciências da Educação - Educação Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

250 | 120

Código

ULHT75-16648

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A elaboração de um projecto de intervenção que integre as seguintes áreas:
1. Actividades educativas e recreativas - elaboração de um programa de promoção da educação e bem estar que esteja de acordo com a caracterização da instituição e as características do público - alvo.
2. Saída cultural: elaborar um programa de actividades fora da instituição considerando as potencialidades do meio e os interesses e necessidades da população.
3. Relação Instituição - família: estabelecer a ligação e acompanhamento entre a instituição e a família.
4. Seminário: organização de uma actividade de animação cultural (ex passagem de um filme com debate, apresentação de uma peça de teatro com debate, colóquio com especialistas convidados, etc).

Objetivos

1. Ser capaz de caracterizar e identificar as necessidades e interesses da instituição e do público-alvo.
2. Elaborar um projecto de intervenção socioeducativa que responda às necessidades /interesses identificados no ponto anterior.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Ser capaz de fazer um balanço crítico da sua actividade identificando os aspectos positivos e negativo da sua intervenção.

Metodologias de ensino e avaliação

As actividades de estágio visam preparar o estudante no sentido de elaborar, executar e avaliar o trabalho realizado bem como orientar o estudante a fazer o relatório de estágio.
A avaliação do estágio integra três momentos de avaliação com a seguinte ponderação:
Elaboração do Projecto - 30%
Execução do Projecto - 40%
Relatório de Estágio - 30%

A elaboração e execução do projecto e o relatório de estágio são avaliados nas 4 áreas de intervenção socioeducativa ja referidas: (i) Actividades educativas e recreativas; (ii) Saídas culturais, (iii) Relação Instituição - família e (iv) Seminário.

Bibliografia principal

Almeida, J. & Pinto, J. (1980). A Investigação nas Ciências Sociais Lisboa: Editorial Presença
Boutinet, J. (1996). Antropologia do Projecto. Lisboa: Piaget
Deshaies, B. (1997). Metodologia da Investigação em Ciências Humanas. Lisboa:Instituto Piaget
Esteves, A. J. (1986). A investigação-acção. In A. S. Silva, & J. M. Pinto, Metodologia das Ciências Sociais (pp. 251-278). Porto: Afrontamento.
Fortin M. (1999). O Processo de Investigação, da concepção à realização. Loures: Lusociência
Many, E, & Guimarães, S. (2006). Como Abordar... A Metodologia de Trabalho de Projecto. Porto. Areal Editores
Quivy, R. & Campenhoudt, L. (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa:Gradiva
Silva, A. & Pinto, J. (1986). (orgs). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento