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Universidade Lusófona

Expressões e Desenvolvimento

Curso

Ciências da Educação - Educação Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT75-15677

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- O papel das artes na sociedade: articulação com a educação e a cultura
- Benefícios da educação artística e das suas práticas, a nível cognitivo, expressivo, social, cultural para o desenvolvimento integral do indivíduo
- A linguagem das artes plásticas: perceção visual, pensamento visual e simbólico, criatividade e sentido estético
- Literacia visual, expressões artísticas e interdisciplinaridade
- Temas e debates na arte contemporânea e articulação com a educação e comunidade: aspetos interdisciplinares, campo expandido, novas tecnologias

Objetivos

- Entender a arte como área fundamental no desenvolvimento integral do indivíduo
- Compreender as expressões artísticas como meio de inspiração e criatividade, de exploração e comunicação de ideias, de expressão da subjetividade e de construção cívica
- Compreender a linguagem das artes plásticas: perceção visual, pensamento visual e simbólico, criatividade e estética
- Adquirir conhecimentos teórico práticos na área das expressões artísticas e na sua relação com a cultura e sociedade
- Compreender o papel das artes na sociedade contemporânea como produto e instrumento central da experiência individual e coletiva

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Abordar criticamente as interações resultantes das relações entre expressões artísticas, educação e multiculturalidade
- Compreender as potencialidades das expressões artísticas em projetos educativos e comunitários multidisciplinares e demonstrar capacidades para as utilizar na melhoria do processo educativo

Metodologias de ensino e avaliação

O sistema de avaliação proposto passa pela resolução e discussão de vários casos de cariz prático consoante a matéria que vai ser leccionada. Estes casos devem reflectir os conteúdos teóricos básicos necessários à unidade curricular e devem simultaneamente demonstrar que os alunos têm capacidades e competências práticas para a sua correcta utilização em situações reais ou pelo menos próximo da realidade. Neste sentido, será naturalmente privilegiado o sistema de avaliação contínua, em que os alunos terão de estar presentes e cumprir todas as tarefas delineadas no início do ano lectivo. Os alunos também terão de defender os trabalhos apresentados, sendo que os melhores projectos poderão ser alvo de uma publicação científica (depois de devidamente adaptados com a ajuda do docente).

Bibliografia principal

Ramos Pinto, Ricardo, (2009), Introdução à Análise de Dados, Sílabo,
Murray Spiegel (2008), Estística, Schaum, Portugal
Stapleton, J.H. (2008), Models for Probability and Statistical Inference, John Wiley & Sons
Reis, E. (2005), Estística Descritiva, Sílabo
Sarmento, Eduardo Moraes (2003), Estística Descritiva, Ed, IPAM