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Universidade Lusófona

História da Educação

Curso

Ciências da Educação - Educação Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT75-7209

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I - Abordagem breve da investigação em História da Educação. Metodologias e fontes.
II. O Século das Luzes
- O pensamento pedagógico do século XVIII ( Luís António Verney e Ribeiro Sanches)
- A função do Estado no controlo da educação escolar
- As reformas pombalinas de ensino
III. O Liberalismo e a nova ideologia educativa
- influência da Revolução Francesa no ideário pedagógico português
- génese e evolução da obrigatoriedade escolar
- políticas educativas oitocentistas - o caminho para a uniformização do ensino (programas, compêndios, exames e instituição do regime de livro único).
IV. O ideário educativo da 1ª República portuguesa:
- dos projectos de reforma às realidades concretas
-a Escola Nova
-a laicização do ensino.
V. O Estado Novo e a educação nacional
-linhas de desenvolvimento da política educativa salazarista;
- a obrigatoriedade escolar, de 1930 a 1960;
- a questão do analfabetismo e a educação de adultos;
- ensino e ideologia

Objetivos

Utilizar as metodologias, técnicas e conceitos da investigação em História da Educação
Identificar a génese do modelo da Escola tradicional
Caracterizar a Revolução Pedagógica do século XVIII
Conhecer as políticas educativas:
- do liberalismo monárquico
- da I República
- do Estado Novo

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

a. instrumentais
- domínio do código oral e escrito da língua portuguesa
- leitura, compreensão, análise e avaliação de diversos tipos de fontes;
- leitura, compreensão, análise e avaliação de textos que analisem criticamente a conjuntura politica social e cultural dos períodos cronológicos em estudo
b. específicas
- capacidade de pesquisar fontes e bibliografia relacionadas com os temas em análise;
- capacidade de fazer o tratamento das fontes;
- capacidade de selecção e organização
c. pessoais
- capacidade de gerir de forma autónoma o seu plano de trabalho;
- capacidade de defender os seus pontos de vista.
- capacidade de trabalhar e interagir em grupo

Metodologias de ensino e avaliação

Nas metodologias de ensino encontram-se aulas teóricas e teórico-práticas. Nas aulas teóricas serão apresentados os conteúdos programáticos pelo docente, recorrendo a diversos dispositivos (power point, vídeos, fontes iconográficas, imprensa, materiais pedagógicos, manuais escolares, etc), estimulando-se os estudantes à participação na reflexão e debate de ideias. Nas aulas teórico-práticas serão trabalhados os conteúdos temáticos do programa, tendo os estudantes que elaborar textos e apresentações orais.
A avaliação funciona como reguladora do processo-ensino aprendizagem e apresenta uma dimensão formativa e global: avaliam-se não só os produtos, mas também os processos e os recursos.
Avaliação semestral:
- podem optar pelo modelo de avaliação contínua ou não continua/exame
- incide sobre saberes teóricos e práticos.
Avaliação contínua:
Trabalho individual 25%
Trabalho de grupo 25%
Frequência 50%

Bibliografia principal

Adão, Á. (1997). Estado absoluto e ensino das primeiras letras. As escolas régias (1772-1794). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Adão, Á. & Gonçalves, M. N. (2007). A Instrução pública no Portugal de Oitocentos. Da administração centralizada à gestão periférica. Lisboa: Livros Horizonte.
Brás, J. V, & Gonçalves, M. N. (org.) (2011). O Imperativo Republicano em debate. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas
Brás, J. V, & Gonçalves, M. N. (2009). Os saberes e poderes da reforma de 1905. Revista Lusófona de Educação 13, pp. 101-121. http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1645-72502009000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Carvalho, R. de (1986). História do ensino em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Mattoso, J. (1988). A escrita da História - Teoria e métodos. Lisboa: Editorial Estampa.
Nóvoa, A. (2003). Dicionário de educadores portugueses. Porto: Edições ASA.
NB: serão distribuídos em aula textos complementares em suporte digital.