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Universidade Lusófona

Informática e Multimédia

Curso

Ciências da Educação - Educação Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT75-7205

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Informática. Conceitos básicos e aplicações.
Multimédia. Conceitos básicos e sua evolução.
Vantagens e Desvantagens da Multimédia.
Aplicações da Multimédia.
Introdução à estrutura de funcionamento de um sistema informático.
Hardware e Software. Conceitos e aplicações.
Análise de um software.
Criação de apresentações eletrónicas. Regras.
Internet
A evolução da Internet.
A Internet como recurso informativo. Pesquisa e avaliação da informação.
Diferentes modos de utilização.
Normas de segurança. Licenças de copyright.
Processamento de Texto. Microsoft Word.
Características. Técnicas de edição
Formatação. Manipulação de ficheiros.
Utilização das normas APA. Exercícios práticos
Folha de Cálculo. Microsoft Excel.
Conceitos básicos
Apresentação estruturada da informação
Resolução de problemas.
Construção e edição de gráficos

Objetivos

O objetivo fundamental da Informática e Multimédia é dar aos alunos o conhecimento necessário para o uso eficiente do computador como ferramenta de trabalho, ao mesmo tempo, direcionando-os para a concepção e desenvolvimento de aplicações informáticas e preparar os alunos para diferentes maneiras de usar a Internet.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os alunos:
Serão levados a compreender e a aplicar ferramentas de uso frequente;
Serão conduzidos a construir aplicações informáticas.
Serão convidados a analisar criticamente a informação online

Metodologias de ensino e avaliação

Esta disciplina tem uma natureza teórico-prática e contribui para a preparação adequada dos futuros licenciados em Ciências da Educação no amplo campo de aplicação profissional em que podem exercer a sua atividade, tendo como referências as exigências colocadas à preparação dos cidadãos no início do Século XXI.
A avaliação dos conhecimentos dos alunos é contínua, concretizada através das diferentes tarefas propostas em aula e da realização de uma frequência. No entanto os alunos podem optar por exame.
Avaliação
- Trabalhos práticos e escritos - 40 %
- Participação na aula - 15%
- Frequência: 40%
- Portfolio - 5%

Bibliografia principal

Burger. J. (1994). La biblia del multimédia. Ed. Addison-Wesley.
Chapman, N & Chapman, J. (2009). Digital Multimédia. 3ªEdição. New York: John Wiley and Sons
Monet, D. (1996). O Multimedia. Lisboa: Instituto Piaget
Oliveira, J. (1999).Introdução à Informática (4ª Edição). Aveiro: Universidade de Aveiro
Ribeiro, N. (2004). Multimédia e Tecnologias Interactivas. (5ª Edição). FCA: Editora de Informática.
Paz Gonzalez, F. (2010). Powerpoint 2010. Madrid: Anaya Multimedia
Vega Elliot, J. et al. (1996). Multimedia - O Guia Completo. Londres/Lisboa: Dorling
Kindersley/Jornal Público
Fichas descrevendo as tarefas a desenvolver pelos alunos nas aulas práticas disponibilizados pela docente.
Outro material disponível na web sobre os conteúdos.