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Universidade Lusófona

Introdução às Ciências da Educação

Curso

Ciências da Educação - Educação Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 50

Código

ULHT75-334

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Ciências físico-naturais e ciências humanas, unidade e diversidade.
2. Senso comum e conhecimento científico: a ruptura segundo Bachelard.
3. Descoberta científica ou investigação? A falsificabilidade ou refutabilidade,
segundo Popper.
4. Problemática das ciências da educação - para uma pedagogia de base científica. Educação, pedagogia e ciências da educação: a prática educativa, a pedagogia como primeira reflexão sobre educação, as ciências da educação como procura de uma base científica para essa reflexão.
5. Quadro geral das ciências da educação, inter e intradisciplinaridade nas ciências da educação segundo Mialaret: ciências da educação que tratam das condições gerais de ensino; as que tratam da relação pedagógica; as que tratam da reflexão sobre o futuro da educação,
6. A lógica das ciências sociais e das ciências da educação.

Objetivos

Refletir sobre a problemática da investigação em geral.
Refletir sobre os fundamentos epistemológicos das ciências da educação.
Refletir sobre a função das ciências da educação como apoio e desafio aos agentes educativos e aos investigadores em educação.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Produzir textos orais e escritos sobre os textos distribuídos e outros textos pesquisados com autonomia
Mobilizar conhecimentos para situações problemáticas

Metodologias de ensino e avaliação

Introdução dos textos pelo professor seguida da seguinte estratégia:
1. Apresentação oral dos textos pelos estudantes (25%)
2. Produção de cerca de 12 páginas de texto de análise crítica dos textos distribuídos, através de levantamento das suas ideias-chave com citações adequadas (indicando data e página) e sua descrição em linguagem de escolha pessoal (35%)
3. Teste individual (40%)

Bibliografia principal

Bachelard, G. (1982,1934). O Novo Espírito Científico. Lisboa: Edições 70. [ed. de 1996 com cota : F/155-BC]
Bogdan, R. e Biklen S. (1998). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora [cota: CE/44-BC ]
Charlot, B. (1995). Les sciences de l'éducation: un enjeu, un défi. Paris:ESF [cota: CE/25-BC]
Geymonat, L. (1985). Elementos de Filosofia da Ciência. Lisboa: Gradiva [cota: F/185-BC]
Mialaret, G. (1979). Les sciences de l'éducation. Paris: Puf, Que sais-je? (edição portuguesa Presença)
Popper, K. (1999). O mito do contexto. Lisboa: Edições 70 [cota: F/244-BC]
Popper, K. (1992) Conferência de 1961 "A Lógica das Ciências Sociais" em Em busca de um mundo melhor. Lisboa: Fragmentos [cota: F/243-BC]
Woods, P. (1999). Investigar a arte de ensinar. Porto: Porto Editora