Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Investigação em Ciências da Educação

Curso

Ciências da Educação - Educação Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 50

Código

ULHT75-7208

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.Regras básicas de escrita científica: índices automáticos, referências bibliográficas, citações segundo o método autor/data, etc.
2.A Investigação em Ciências da Educação
2.1.Questões e problemas
2.2.O conhecimento empírico e o conhecimento científico
2.3.A investigação em Educação: noções gerais
2.4.Alguns paradigmas de investigação
3.Técnicas e instrumentos de recolha e de análise de dados, em contextos educativos
4.Etapas de um Projecto de Investigação
4.1.Escolha do assunto, definição do problema, definição de objectivos
4.2.Revisão da literatura
4.3.Metodologia
4.4.Apresentação, análise e interpretação dos dados recolhidos
4.5.Discussão dos resultados
4.6.Conclusões
5.Elaboração de um relatório de investigação
6.Apresentação de trabalhos científicos: artigos científicos e relatórios de projectos de investigação

Objetivos

Desenvolver competências no âmbito da investigação em Ciências da Educação

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

-Utilização do código linguístico inerente a esta área
-Utilização de regras básicas de escrita científica, modelo APA
-Caracterização de diferentes paradigmas de investigação educacional
-Aplicação de técnicas e instrumentos de recolha e de análise de dados, em contextos educativos
-Elaboração de relatórios de investigação
-Apresentação, oralmente e por escrito, de resultados de pesquisa
-Discussão e fundamentação das opções tomadas

Metodologias de ensino e avaliação

-Apresentação e discussão das componentes teórico-práticas, em pequeno e grande grupo
-Aprender fazendo, através da elaboração orientada e apresentação de um pequeno projecto de investigação
-Registo e reflexão sobre o trabalho desenvolvido em aula

Bibliografia principal

Afonso,N.(2005)Investigação naturalista em educação.Um guia prático e crítico.Porto:Ed.ASA.
Albarello,L.Digneffe, F.,Hiernaux, J.P. Mario, C.Ruquoy,D.&Saint-Georges,P.(1997)Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais.Lx.Gradiva
Bardin,L.(1979)Análise de conteúdo.Lx:Ed.70.
Bell, J.(1997)Como realizar um projecto de investigação.Lx.Gradiva-Public.Ld.ª
Bodgan, R.& Biklen, S.(1994).Investigação qualitativa em Educação.Porto Editora
Estrela, A.(1986).Teoria e prática de observação de classes.Uma estratégia de formação de professores.Lx:INIC
Fortin, M.F.(2003).O Processo de Investigação:da concepção à realização(3.ªed.)Loures: Lusociência
Ghiglione, R.&Matalon, B.(1992)O Inquérito: teoria e prática.Oeiras:Celta Editora
Quivy, R.&Campenhoudt, L.(1998)Manual de investigação em Ciências sociais(2.ªed.) Lx.Gradiva
Tuckman, B. W.(1994).Manual de investigação em educação.Lx: F.C.G.
Wittrock,M.C.(1986)Handbook of research on teaching.N.Y.Macmillan Publishing Company