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Universidade Lusófona

Língua Portuguesa

Curso

Ciências da Educação - Educação Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT75-4399

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. Os géneros literários
- os conceitos de intertextualidade, polissemia, literariedade
- os recursos estéticos da língua
II. As categorias da narrativa
III. A Literatura tradicional portuguesa
- a lenda, a fábula, a lengalenga,
IV. A história da língua portuguesa:
- a origem e evolução da língua portuguesa
- os substratos e os superstratos
- a língua portuguesa e os descobrimentos
- a reforma ortográfica de 1911
V. O novo acordo ortográfico
VI. Situação actual da Língua Portuguesa no mundo

Objetivos

Reconhecer o valor da cultura escrita e textual
Conhecer as regras do novo acordo ortográfico
Reconhecer, analisar e interpretar os níveis de leitura de um texto
Identificar, caracterizar e diferenciar os géneros narrativos
Reconhecer e trabalhar a intertextualidade e a literariedade.
Identificar as diversas tipologias textuais e discursivas
Fazer uma reflexão metalinguística
Conhecer a história e a evolução da língua portuguesa
Ler e produzir textos de registos de escrita diversos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

As competências a desenvolver são instrumentais e pessoais:
Instrumentais - capacidades de:
-analisar criticamente, de acordo com os parâmetros científicos, a informação oral e escrita disponível
-apresentar com clareza e rigor científico, oralmente ou por escrito, o resultado do seu trabalho
-levantar questões e transformá-las em objectos de pesquisa
Pessoais - capacidades de:
-organização pessoal face ao programa da disciplina
-gerir de forma autónoma o seu plano de trabalho
-defender os seus pontos de vista
-organizar a sua própria aprendizagem
-trabalhar e interagir em grupo

Metodologias de ensino e avaliação

Nas metodologias de ensino encontram-se aulas teóricas e teórico-práticas. Nas aulas teóricas serão apresentados os conteúdos programáticos pelo docente, recorrendo a diversos dispositivos (power point, vídeos, fontes iconográficas, imprensa, materiais pedagógicos, manuais escolares, etc), estimulando-se os estudantes à participação na reflexão e debate de ideias. Nas aulas teórico-práticas serão trabalhados os conteúdos temáticos do programa, tendo os estudantes que ler e elaborar textos de diferentes tipologias textuais e discursivas.
A avaliação funciona como reguladora do processo ensino-aprendizagem e apresenta uma dimensão formativa e global: avaliam-se não só os produtos, mas também os processos e os recursos.

Avaliação semestral:
-podem optar pelo modelo de avaliação contínua ou não continua / exame
-incide sobre saberes teóricos e práticos.
Avaliação contínua: Trabalho individual- 25% ; trabalho de grupo- 25%; frequência- 50

Bibliografia principal

Gonçalves T. (2011). Linhas Orientadoras da Política Linguística Educativa da EU. Revista Lusófona de Educação, 18, 25-43
Linuesa, M. C. (2007). Leitura e cultura escrita. Mangualde: Edições Pedago
Martins, M. R. & Ferreira, H.G. (2006). Português Corrente. Lisboa: Caminho
Mateus, M. H. & Xavier, M. F. (1990). Dicionário de Termos Linguísticos. Lisboa: Cosmos
Mateus, M. H. (1989). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho
Nogueira, C. (2009). O essencial sobre o cancioneiro infantil e juvenil de transmissão oral. Lisboa: Imprensa Nacional
Ricardo, M. M. C. (2009). Breve história do acordo ortográfico. Revista Lusófona de Educação, 13, 173-180
Santos, M. & Gonçalves, Maria Neves (2010). A viagem da língua portuguesa. Actas do VIII Colóquio da Lusofonia. Bragança: Câmara Municipal
Sousa, O. (2010). O desafio da Lusofonia: diversos falares, uma só escrita, Revista Lusófona de Educação, 16, 39-46