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Universidade Lusófona

Observação de Contextos Educativos

Curso

Ciências da Educação - Educação Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 50

Código

ULHT75-7215

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Observação de diferentes contextos educativos e espaços escolares: aulas, corredores, espaços de recreio, bibliotecas, mediatecas.
Dos modelos aos métodos de ensino, Exposição, descoberta, instrução directa, trabalho cooperativo. Das situações problemáticas aos conceitos curriculares.
Observação de diferentes contextos educativos extra-escolares, directamente ou através de registos magnéticos: ambientes laborais, eventos político-partidários, actividades lúdicas, eventos desportivos.
Análise dos contextos com base nos conceitos fundamentais apreendidos em diferentes disciplinas.
Produção de textos críticos integradores

Objetivos

- Refletir sobre diversos tipos de observação, suas vantagens e limitações
- Refletir sobre diversos métodos e modelos de ensino

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Refletir sobre diferentes contextos educativos e aplicar aí os conceitos analisados

Metodologias de ensino e avaliação

A observação de diferentes contextos e espaços escolares é fundamental para uma mais uma profunda compreensão e análise dos problemas com que se debate a educação pois nos vários espaços escolares coexistem diferentes fatores de in/sucesso pessoal e académico dos estudantes.
O professor fará uma introdução aos quadros teóricos relacionados com a problemática da observação e com os vários modelos e métodos de ensino. Os estudantes farão observação direta ou pelo menos indireta (entrevistas, questionários a professores e alunos), para preparação de um relatório (60%) de observação de um contexto ou espaço escolar (de 5 a 7 páginas). O relatório será complementado por uma reflexão individual escrita de cerca de 3 páginas em que será feita uma relacionação entre os apoios teóricos analisados e a observação (40%).

Bibliografia principal

Arends, R.(1997, 2008). Aprender a ensinar. Lisboa: Mc-Graw Hill. [cota: CE/56-BC]
Beane,J. e Apple, M. (2000). Escolas Democráticas. Porto: Porto Editora
Duarte, J.B. (2005). A contestação escondida. Críticas de alunos à escola atual. São Paulo: Cortez Editora. [cota: CE/803-BC]
Estrela, A. (2005). Teoria e prática de observação de classes. Porto: Porto Editora. [cota: CE/982-BC]
Freire, P. (1975). Pedagogia do oprimido. Porto: Afrontamento. [http://www.cipedya.com/web/filedetails.aspx?idfile=101887]
Vigostski, L.S. (1987). Pensamento e linguagem. São Paulo: Liv.Martins Fontes. [cota: P/505-BC]