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Universidade Lusófona

Psicologia do Desenvolvimento

Curso

Ciências da Educação - Educação Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT75-336

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 - Introdução. Enquadramento teórico
- Psicologia e Psicologia do Desenvolvimento
- Epistemologia: Objecto e métodos
- Psicologia do Desenvolvimento e Educação

2 - Conceitos de desenvolvimento e afins
- Natureza do desenvolvimento humano . Conceitos afins
- Factores que intervêm no desenvolvimento
- Áreas mais investigadas

3 - Modelos de desenvolvimento
- Etologia e psicologia ecológica
- Behaviorismo/Aprendizagem social
- Genético (psicomotor, construtivista)
- Psicanalítico

4 - Etapas de desenvolvimento e educação
- O período perinatal e o bébé
- Primeira, segunda e terceira infâncias
- Adolescência e juventude
- Adulto.

Objetivos

- Aquisição de informação relevante sobre os principais modelos teóricos e paradigmas da psicologia do desenvolvimento, tendo em conta os contextos em que emergem e se desenvolvem.
- Reconhecimento dos elementos e dos processos maturativos e desenvolvimentais ligados à emergência e construção do sujeito nos seus contextos, atribuindo relevância à identificação e compreensão das variáveis psicológicas subjacentes.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Elaboração de textos críticos sobre teorias de desenvolvimento propostas

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teórico-práticas com base em exposições feitas pelo docente e pelos estudantes ("relatório de pesquisa" ou "projeto de intervenção") de acordo com os tópicos do programa. Análise e debate das diferentes perspetivas acerca da comunicação e da linguagem a partir dos seus atores e dos modelos teóricos propostos; Avaliação baseada nas apresentações feitas em aula e de "rel. de pesquisa" ou de "projeto de intervenção". Os estudantes que optem pela avaliação contínua (exigida presença em 2/3 das aulas), a nota da freq. e classificação final é o resultado da média aritmética das classificações (0-20 valores) obtidas nas apresentações em aula /50%) e nos relatórios escritos (50%). Os estudantes que optem por exame final, a classificação obtém-se através de prova escrita e oral classificadas de 0-20 valores (100%). Na classif. final poderão considerados elementos decorrentes de apreciação qualitativa que poderão alterar o resultado numérico dos cálculos (médias aritméticas e ponderações)

Bibliografia principal

Blackmore, S.J.; Frith, U. (2009) - O Cérebro que aprende: lições para a educação. Gradiva, Lisboa
Campos, B. P. (coord.) e outros (1990) - Psicologia do Desenvolvimento e da Educação de Jóvens. Universidade Aberta, Lisboa
Dunbar, R. (2006) - A História do Homem: uma nova história da evolução da humanidade. QUETZAL editores, Lisboa
Fontaine, R. (2000) - Psicologia do envelhecimento. Climepsi, Lisboa
Mata, I. (2001) - Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Universidade Aberta, Lisboa
Miller, G. e Reynold, W. (Eds.) (2003). Handbook of Psychology: Educational Psychology (vol. 7). John Wiley & Sons, New York
Papalia, E. D.; Olds, S. W.; Feldmna, R. D. (2001) - O Mundo da Criança. McGraw-Hill de Portugal, Lda, Lisboa
Sprinthall, A. N.; Collins, A. W. (1999) - Psicologia do adolescente: uma abordagem desenvolvimentista. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Sternberg, R.; Williams, W. (2002). Educational Psychology. Allyn-Bacon, Boston