Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Sociologia da Educação

Curso

Ciências da Educação - Educação Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT75-2648

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

O que é a sociologia? "Regularidades e singularidades" As questões educativas à luz da sociologia. A sociologia da educação, autores - fundadores.
A ESCOLA, uma instituição social. Consequências da sua natureza institucional.
As sociedades actuais. Consequências para a Escola - o que se pede hoje à instituição escolar
Para que serve a Escola? Funções visíveis e "invisíveis".
Contributos da sociologia, ao longo do tempo, para o conhecimento da natureza da instituição escolar e de dimensões do seu funcionamento e dos seus resultados: de Durkheim a P.Bourdieu e a Ph. Perrenoud.
A Escola, as diferenças e as desigualdades. Análise dos conceitos de diferenças e desigualdades, de igualdade de oportunidades e de equidade. O acesso e o sucesso/insucesso escolares. Teorias explicativas.
Ser professor na escola do sec. XXI. A formação de professores na sociedade do conhecimento.
As TIC e as relações com o saber.

Objetivos

A Sociologia da Educação é o ramo do saber que estuda os fenómenos sociais que decorrem das relações entre a educação e a sociedade.
Esta unidade curricular visa assegurar uma informação estruturada e sistematizada sobre os temas em análise, bem como:
- apresentar, debater e integrar conceitos centrais para a análise sociológica da instituição escolar;
- traçar referências e orientações teóricas e criar condições para a sua apropriação;
- articular os contributos teóricos com as práticas sociais (e institucionais) e com as inscrições profissionais dos participantes assim como com as investigações em curso ou a realizar,

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- adquirir competências de análise com instrumentos da sociologia, ultrapassando as explicações de senso comum (objectivo e competências muito exigentes)
- utilizar conceitos adequados à abordagem da instituição escolar, da sua natureza social e das relações sociais (conteúdos e práticas) que nela se desenrolam

Metodologias de ensino e avaliação

Apresentação das linhas temáticas de modo sintético e questionante, procurando ilustrar as questões abordadas no espaço, no tempo e nas situações conhecidas pelos participantes.
Diversidade de suportes pedagógicos.
Pedagogia universitária a partir das pedagogias de adultos, explicitando as representações e as experiências dos participantes. Sessões interactivas.
Leituras individuais e fichas de leitura, a realizar durante o módulo.
Abordagem de temas parcelares em grupo, a realizar durante o módulo
Debates informados e fundamentados na bibliografia de trabalho distribuída no decurso do módulo, com apresentação das análises de grupo, com sistematização final pelo docente.
Sínteses pessoais (de índole crítica) sobre os temas de trabalho a realizar e entregar depois do módulo (30%).
Auto-avaliação e avaliação final do módulo em regime presencial.
A avaliação baseia-se nos trabalhos individuais (30%) e de grupo (40%)

Bibliografia principal

Afonso, A.J. (2005). A sociologia da educação em Portugal, in A. Teodoro & C.A.Torres (orgs). Educação Crítica e Utopia, Porto: Afrontamento
Apple, Michael W. (1989) Educação e Poder, Porto Alegre: Artes Médicas
Benavente,A.(1990) Insucesso escolar no contexto português-abordagens,concepções e políticas. Análise Social 25, 108-109.
Benavente,A. et al.(1994) Renunciar à Escola. O abandono escolar no ensino básico. Lisboa: Fim de Século
Benavente, A.. Peixoto, P. (2013) Escola em tempo de crise: problemas, desafios e perspectivas. Opedu. Ed. Lusófonas de Educação, Lisboa
Benavente, A. et al.org. (2014) Espaços-mundo e educação, UFPB, João Pessoa
Bourdieu, P., J.C. Passeron (s/d) A Reprodução. Ed. Francisco Alves, Lisboa: Ed. Vega
Enguita, M. Fernandez (2007) Educação e Transformação Social, Portugal: Ed. Pedago
Firmino da Costa, A. (1992/2009) O que é a Sociologia, Lisboa, Quimera
Giddens, A. (1984) Sociologia, uma breve porém crítica introdução. Rio de Janeiro, Zahar Ed.