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Universidade Lusófona

Teoria e Prática do Currículo

Curso

Ciências da Educação - Educação Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT75-7206

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Currículo - percurso para uma definição
1.1 Perspectivas históricas
1.2 Teorias curriculares
1.3 Tipos de currículo
1.4 Currículo e globalização
2. Currículo e desenvolvimento curricular em Portugal.

Objetivos

Compreender e analisar o desenvolvimento curricular e as situações complexas no contexto da gestão curricular em Portugal

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Ser capaz de perceber que o currículo é uma construção histórica e social.
Ser capaz de reflectir criticamente sobre a mutabilidade das opções curriculares
Ser capaz de analisar os interesses e necessidades subjacentes às decisões curriculares.

Metodologias de ensino e avaliação

- Com base na bibliografia ou textos fornecidos, os alunos adquirem os conhecimentos essenciais para poderem analisar criticamente o processo de construção do sistema educativo português, as diferentes teorias do currículo, e o desenvolvimento do currículo nas escolas;
- Os alunos examinarão textos autênticos e questionarão o seu conteúdo;
- Os alunos deverão expor oralmente os seus pontos de vista;
- Os alunos elaborarão vários tipos de trabalhos escritos.

Avaliação:
Exame de Frequência - 50 %
Recensão crítica - 5 %
Participação na aula - 35%
Portfolio - 10%

Bibliografia principal

Apple, Michael. (1999). Ideologia e Currículo. Porto: Porto Editora
Dewey, John. (2002). "A criança e o Currículo", in Escola e Sociedade, A Criança e o Currículo. Lisboa: Relógio D'Água
Pacheco, José Augusto. org., (2008). Organização curricular portuguesa. Porto: Porto Editora.
Ryler, Ralph. (1976). Princípios Básicos do Currículo e do Ensino. S. Paulo: Editora Globo
Silva, Tomas Tadeu. (2000). Teorias do Currículo, uma Introdução Crítica. Porto: Porto Editora
Sousa, Óscar e Ricardo, Maria Manuel Calvet, org., (2003). Uma escola com sentido: o currículo em análise e debate - contextos, questões e perspetivas. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas