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Universidade Lusófona

Biologia Celular

Disciplina do Curso

Ciências da Nutrição

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

143 | 60

Código

ULHT1101-944

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 A célula
-Teoria celular
-Composição química
-A célula procariota e eucariota
-Mecanismos de transporte
2 Estruturas e organelos celulares - relação estrutura-função
-Membranas biológicas
-Núcleo
-RE, RER e complexo de Golgi
-Mitocôndria
-Cloroplasto
-Citoesqueleto
-MEC
3 Comunicação e adesão intercelular
-Adesão célula-substrato e célula-célula
-Vias de sinalização
4 Genoma
-Dogma central da Biologia
-Diferentes ordens de empacotamento da cromatina
-Genoma procariota versus genoma eucariota
-Conceito de gene
5 Replicação, transcrição e tradução
-Processo de replicação do DNA, garfo de replicação, DNA polimerases
-O processo de transcrição, RNA polimerases
-Processamento dos transcritos primários
-Código genético
-tRNAs e ribossoma
-Produção da cadeia polipeptídica
6 Regulação da expressão génica
-Porquê e como regular a expressão dos genes?
-Diferenciação celular
7 Ciclo celular
-Mitose e Meiose
-Controlo do ciclo celular
-Apoptose

Objetivos

Após frequência da UC o estudante conhecerá a estrutura e função de diferentes tipos de células e dos elementos que as constituem, bem como a dinâmica da célula como uma unidade independente ou como elemento de um organismo. O estudante deverá compreender a relação entre a estrutura e a função das células e dos seus constituintes, tal como a importância dos mecanismos de regulação de processos celulares.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Compreenderá os mecanismos de armazenamento e transmissão da informação genética. Adquirirá ainda competências em técnicas de manuseamento e análise de células. A promoção da autonomia e responsabilidade no laboratório, bem como a apresentação de um trabalho de pesquisa, irão contribuir para o desenvolvimento de capacidades de organização, trabalho em grupo e pesquisa bibliográfica.

Metodologias de ensino e avaliação

O ensino assenta na exposição teórica, na resolução de exercícios e na discussão em aula, incluindo vários instrumentos baseados no ensino presencial magistral/tutorial e em ferramentas não-presenciais (e.g. moodle). No ensino tutorial são aprofundados conceitos fundamentais do programa através da execução de trabalhos laboratoriais que permitem consolidar a matéria lecionada.

A Aprovação requer uma classificação mínima de 9,5 valores.
A) Regime de avaliação contínua - nota final resulta da média ponderada dos seguintes componentes:
- Dois testes abrangendo toda a matéria lecionada nas aulas teóricas e laboratoriais (componentes T1 e T2) - 35% x2
- Desempenho nas aulas laboratoriais - 10%(A)
- Assiduidade e pontualidade (TL) - 5%(B)
- Apresentação (+ discussão) de trabalho - 15%(C)

Nota Final = T1(35%) + T2(35%) + A(10%) + B(5%) + C(15%)

B) Regime de exame e exame de melhoria
Prova escrita englobando a totalidade dos conteúdos programáticos, lecionados.

Bibliografia principal

1. Lodish, H et al. (2012), Molecular Cell Biology, 7th Ed, W. H. Freeman and Co. (Informação complementar online: http://bcs.whfreeman.com/lodish7e/#t_800911____)
2. Reece, J. B, Urry, L. A., Cain, L. C., Wasserman, S. A., Minorsky, P. V., Jackson, R.B., (2013) Campbell Biology, 10th ed., Pearson Education, Inc.
3. Campos, L.S. (2008); Entender a Bioquímica, 5ªed. Escolar Editora.