Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Metodologias de Avaliação de Ingestão Alimentar

Disciplina do Curso

Ciências da Nutrição

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

143 | 60

Código

ULHT1101-12562

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1) Apresentação da docente, do programa de trabalhos, bem como dos métodos de ensino e de avaliação;
2) Determinantes do consumo alimentar;
3) Conceito e objectivos da avaliação da ingestão alimentar;
4) Metodologias de avaliação da ingestão alimentar;
5) Técnicas de realização de inquéritos:
a. Metodologias de inquirição
b. Quantificação do consumo alimentar
6) Aplicação de diferentes tipologias de inquéritos alimentares, de acordo com o desenho do estudo:
a. Métodos prospectivos (consumo atual)
b. Métodos retrospetivos (consumo no passado)
c. Métodos combinados
d. Métodos de avaliação rápida e/ou com objetivos específicos
7) Metodologias de avaliação da ingestão alimentar em populações especiais (portadores de deficiência, crianças, idosos, entre outras)
8) Critérios de seleção da metodologia a utilizar: objetivo da investigação, desenho do estudo, características da população a ser estudada, recursos disponíveis (económicos, materiais e humanos)

Objetivos

Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram competências e conhecimentos para que, como futuros profissionais estejam preparados para trabalhar com uma das ferramentas basilares para o exercício da profissão: a avaliação da ingestão alimentar.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final desta unidade curricular, os estudantes devem:
1)Conhecer as metodologias de recolha de informação para avaliação da ingestão alimentar;
2)Ser capazes de planear e construir instrumentos de inquirição alimentar;
3)Ter adquirido conhecimentos que permitam aplicar os diferentes instrumentos de avaliação da ingestão alimentar.
4)Ser capazes de analisar e criticar a aplicação de diversos métodos na avaliação da ingestão alimentar.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teóricas serão constituídas predominantemente por sessões expositivas, com vista a transmitir os conceitos fundamentais da uc, associados a cada tópico da matéria.
Nas aulas Laboratoriais e Trabalho de Campo será dada continuidade aos conteúdos apresentados nas sessões teóricas. Os alunos realizam trabalho individual ou em grupo, em regime tutorial, podendo ter o formato de leitura de artigos científicos, pesquisa bibliográfica, relatórios, monografias, apresentações orais ou exercícios. Nestas sessões privilegia-se a participação ativa dos estudantes. Recurso a multimédia sempre que adequado. O regime de avaliação é contínuo (AC-100%), podendo ser opcionalmente por exame final (EF- 100%). A Classificação em regime de AC resulta da média ponderada do somatório da assiduidade (A, 10%), três fichas de avaliação (F, 45%) e um teste escrito (T, 45%):
AC= ¿ [A (10%) + F (45%) + T (45%)]
A nota mínima admissível é de 9,5 (0/20) valores em qualquer dos regimes de avaliação, AC ou EF

Bibliografia principal

Cameron Margaret 340; Manual on methodology for food consumption studies. ISBN: 0-19-261577-7
Gibney Michael J 340; Public health nutrition. ISBN: 0-632-05627-4
Gibson Rosalind S; Principles of nutritional assessment. ISBN: 0-19-505838-0
Biró, G et al (2002) Selection of methodology to assess food intake. European Journal of Clinical Nutrition 56, Suppl 2, S25-S32
Boyle Marie A; Community nutrition in action. ISBN: 0-534-46581-1