Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Microbiologia Geral

Disciplina do Curso

Ciências da Nutrição

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

143 | 105

Código

ULHT1101-3875

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Introdução ao estudo da Microbiologia
A célula procariota e eucariota
Diversidade microbiana: taxonomia e principais características
Efeito dos factores ambientais no crescimento microbiano
Distribuição ecológica
Programa Laboratorial

Objetivos

A Microbiologia Geral é fundamental para compreender a vida como um fenómeno microbiano, através do estudo da biologia molecular da célula estrutura, fisiologia e ecologia dos microrganismos. Esta unidade curricular (UC) tem como objectivo fornecer conhecimento teórico sobre os métodos e a sua aplicação nas diversas áreas da microbiologia. Assim como, conhecer os principais grupos de microrganismos com importância nos diversos ecossistemas e a sua implicação na saúde publica. A componente laboratorial complementará o ensino teórico, tendo como objectivo principal a aprendizagem das técnicas mais comuns da microbiologia.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final desta unidade curricular os alunos deverão ter conhecimentos consistentes sobre as bases fundamentais e actuais da microbiologia, indispensáveis ao microbiologista, e estar aptos a realizar estudos aprofundados que dependam da Microbiologia.
Na vertente prática os alunos deverão saber executar trabalho num laboratório de microbiologia, manipular agentes microbianos nas condições de higiene e segurança exigidos, preparar soluções, material e meios de cultura necessários ao manuseamento de agentes microbianos e realizar testes básicos para a sua identificação. Deverão ainda saber interpretar e criticar os métodos analíticos executados. Estabelecer a sua relação e importância em nutrição, e aprender a fazer relatórios das actividades desenvolvidas.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são conduzidas em forma de seminários e a participação dos estudantes é fortemente recomendada. Avaliação continua: Privilegia-se a avaliação continua com a elaboração de dois testes escritos da parte teórica da matéria, correspondendo a 50% da nota final. Nas aulas práticas serão efectuados 4 relatórios em grupo (3-4 alunos) sobre os trabalhos efectuados nas aulas práticas em formato de artigo científico correspondendo a 40%(10%+10%+10%+10%) e um teste prático de desempenho-10%.
Nota final = média dos dois testes teóricos (50%) + relatórios escritos da prática (40%) + (10%) teste de
desempenho. A nota final deverá ser superior ou igual a 9,5 valores.
Avaliação por exame: Para o caso do aluno não ser aprovado na avaliação contínua poderá ir a exame final conforme regras da instituição. Este exame terá contemplado a parte teórica e prática da matéria. A nota final deverá ser superior ou igual a 9,5 valores.

Bibliografia principal

Ferreira, W.F.C., Sousa, J.C., Li, N. (2010) Microbiologia. Lidel, Edições técnicas.
Ferreira, W.F.C., Sousa, J.C. (1998) Microbiologia (vol. 1, 2, 3). Lidel, Edições técnicas.
Forbes, B.A., Sahm, D.F., Weissfeld, A.S. (2007) Diagnostic Microbiology (12th ed.), Bailey & Scott¿s, Mosby.
Isenberg, H.D. (2007) Clinical Microbiology Procedures (Vols.1-3), American Society for Microbiology, Washington, DC.
Madigan, M.T., Martinko, J.M. (2006) Brock Biology of Microorganisms (11th ed.), Prentice-Hall Upper Saddle River, NJ, USA.
Murray P.R., Baron, E.J, Jorgensen, J.H., Landry, M. L., Pfaller, M.A. (2007) Manual of Clinical Microbiology (9th ed.), American Society for Microbiology, Washington.
OMS. (2004) Manual de Segurança Biológica em Laboratório (3.ª Ed.), Organização Mundial de Saúde.
Willey, J.M., Sherwood, L.M., Woolverton, C. J (2008) Prescott/Harley/Klein's Microbiology (7th ed.), McGrawHill.