Apresentação do Curso
A Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona em Lisboa é hoje o curso de referência nesta área de formação em Portugal. O reconhecimento nacional e internacional do nosso curso, bem patente na acreditação e financiamento do mesmo pela CILECT/GEECT, pelo programa MEDIA/CREATIVE EUROPE da UE e pelo ICA - instituto do Cinema e do Audiovisual, é só parte dessa visibilidade, que se manifesta acima de tudo nas dezenas de prémios e na circulação nacional e internacional dos projetos dos nossos alunos. Com um trajeto de mais de 20 anos na formação de alunos nos domínios do audiovisual e do multimédia, hoje são centenas os nossos antigos alunos que trabalham no mercado nacional e internacional destas áreas contribuindo para a afirmação da qualidade do nosso ensino e formação.
Estudar cinema na Lusófona é mais do que frequentar uma escola ou assistir a aulas. É fazer parte de uma experiência única de ensino e criação, de possibilidade de desenvolvimento de efetivas competências profissionais, no contexto de um ambiente atrativo e diversificado. Estudar cinema na Lusófona é uma experiência dura mas aliciante.
Razões para frequentar este curso
- Dupla Certificação - a licenciatura está acreditada não apenas pela A3ES mas também pelo organismo de referência internacional no setor, a CILECT/GEECT Associação Mundial das principais escolas internacionais de cinema, para além de oferecer também diferentes certificações profissionais no seu seio, nomeadamente certificações AVID.
- Corpo docente alia competências científicas reconhecidas com elevadas competências profissionais, essenciais para adequar o ensino às exigências de um mercado internacional dinâmico. Integra alguns profissionais nacionais reconhecidos nas áreas das artes cinematográficas, para além de um significativo conjunto de especialistas internacionais.
- Meios técnicos e capacidade de produção - a Universidade Lusófona oferece o melhor e mais completo parque de equipamentos e instalações para formação em audiovisual e multimédia na península ibérica e possui uma capacidade de produção única, sendo os seus alunos anualmente responsáveis por dezenas de produções cinematográficas.
- O nosso curso tem um grau de internacionalização muito elevado, como o prova o facto de ser um dos dois únicos cursos em Portugal reconhecido pela CILECT/GEECT (Federação Internacional de Escolas de Cinema e Audiovisual) e ser a ULHT a única Universidade em Portugal com Mestrados acreditados pela União europeia na área de cinema.
Despacho do curso
Despacho n.º 14747/2008, de 27 de maio, alterado pelo Despacho n.º 7888/2020, de 12 de agosto
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
24/10/2016
Registo
R/A-Ef 3003/2011
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
03 Desenho
09 Geografia
10 Geometria Descritiva
11 História
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
A Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona tem como objetivo geral a promoção de uma formação que alie uma componente teórica rigorosa com uma formação interdisciplinar eminentemente aplicada nas suas áreas especializadas. Ao longo do seu curso, os alunos são permanentemente estimulados para a experimentação tecnológica e artística, tendo como objetivo final a formação de indivíduos tecnologicamente competentes e conceptual e artisticamente criativos.
Destinatários
Esta licenciatura tem como principais destinatários todos aqueles que reunindo as condições legais de ingresso no curso demonstrem um forte interesse e apetência pela exploração dos domínios variados e criativamente muito ricos da imagem em movimento e do som.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
A Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona visa a formação de profissionais nas áreas da produção e realização cinematográfica e televisiva, quer a um nível conceptual, quer a um nível mais experimental, bem como a aquisição de competências genéricas elementares e de base nas áreas das ciências da comunicação, artes e design, computação e comunicação multimédia.
Equipamentos e Instalações
O Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona oferece a todos os seus alunos os melhores equipamentos e instalações que existem a nível nacional para a produção de filmes e conteúdos de media em contexto académico. a listagem completa de equipamentos e laboratórios pode ser consultada em:
http://www.ulusofona.pt/equipamento-audiovisual-e-multimedia
Estudos Futuros
A Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia abre caminho para a formação de 2º ciclo nos programas de mestrado em Estudos Cinematográficos, realização e produção de Documentário (DocNomads) e Realização e produção cinematográfica (Kino-Eyes).
Saídas Profissionais
A especialização em cinema forma alunos para as múltiplas áreas de especialização das artes cinematográficas, com particular destaque para as áreas de cinematografia, produção, sonoplastia, edição e efeitos visuais, escrita e assistência realização. A especialização em cinema está centrada num modelo de ensino altamente aplicado onde o aluno é permanentemente convidado a desenvolver as suas competências técnicas, artísticas e criativas no contexto de desenvolvimento e concepção de projectos.
São objetivos desta Licenciatura a transmissão de competências que permitam ao graduado habilitado com este curso exercer as seguintes funções:
Desenvolvimento e escrita de projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional e publicidade; Exercício profissional no âmbito da realização e assistência de realização em projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional e publicidade; Produção, produção executiva e assistência de produção de projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional e publicidade; Direção de fotografia, iluminação e assistência de imagem; Operações de câmara em tecnologia fílmica e videográfica; Controle de imagem e operações de vt; Anotação em projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional, publicidade; Pós-produção áudio, captação de som e sonoplastia;Pós-produção e composição visual em projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional e publicidade; Fotografia analógica e digital; Promoção e distribuição de produtos audiovisuais e multimédia.
Observações
O curso funciona em regime DIURNO
Unidades curriculares de Opção:
2º ano / 2º semestre - Opção 1
- A escolher entre as áreas científicas da ECATI, desde que compatível com o horário e com 6 ects.
A Direção propõe as seguintes ucs:
- Atelier de Fotografia de Moda (6 ects)
- Atelier de Fotojornalismo (6 ects)
3º ano / 1º semestre - Opção 2
A escolher uma das unidades curriculares:
- Efeitos Visuais para Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia
- Desenho de Produção
- Direção de Fotografia e Luminotecnia.
3º ano / 2º semestre - Opção 3
A escolher duas das unidades curriculares:
- Atelier de Produção
- Atelier de Imagem
- Atelier de Pós-Produção
- Atelier de Pós-Produção em Sonoplastia
Docentes Convidados
Luís Branquinho
Áreas Científicas
Áudio-visuais e produção dos media | Artes | Artes e humanidades