Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Atelier de Marketing

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 75

Código

ULHT168-1754

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A Empresa
Organização e Gestão da Força de Vendas
Macro ambiente da empresa
Atractividade da Indústria (Modelo das 5 Forças)
Análise SWOT
Análise de mercado
Segmentação
Factores Chave de Sucesso
Estratégia: Objectivos, Posicionamento
Estrutura das Organizações
Vendas (Quotas de Mercado, Margens de Lucro)
Marketing Mix (Preço, Produto, Distribuição, Promoção)

Objetivos

É objectivo que o aluno possa ganhar sensibilidade para a realização da prática de matérias previamente leccionadas noutras unidades curriculares ao nível do Marketing. A aplicação prática em casos reais. Assim como a realização do Plano de Marketing

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Aprofundar os conhecimentos de Marketing, do ponto de vista operacional, ficando o aluno com as competências necessárias para a realização de um Plano de Marketing.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas leccionadas em contexto prático com o acompanhamento e orientação na realização de casos práticos e Plano de Marketing
A avaliação é contínua e tem os seguintes momentos (ver agenda):
Plano de Marketing (grupo) 40%
Participação Oral (individual) 20%
Casos Práticos (grupo) 40%

Bibliografia principal

Alexander Chernev (2011), The Marketing Plan Handbook, 3rd Edition, Cerebellum Press.

Dan S. Kennedy (2011), The Ultimate Marketing Plan: Target Your Audience! Get Out Your Message! Build Your Brand!, Adams Media Corporation

Malcolm McDonald and Hugh Wilson (2011), Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them, John Wiley & Sons.

Marian Burk Wood (2010),The Marketing Plan Handbook (4th Edition), Prentice Hall.

Tim Calkins (2012) Breakthrough Marketing Plans: How to Stop Wasting Time and Start Driving Growth, Palgrave Macmillan.