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Universidade Lusófona

Atelier de Publicidade

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 45

Código

ULHT168-1759

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A agência de publicidade;

O briefing;
O planeamento de campanhas;
A estratégia criativa / o desenvolvimento criativo para os diferentes meios de comunicação;
A campanha publicitária (caso de estudo).

Objetivos

Com uma componente laboratorial, as aulas privilegiam a interacção entre todos os intervenientes, permitindo aos discentes explorar e exercitar a criatividade, a qual se apresenta como uma característica essencial ao desenvolvimento de uma comunicação inovadora, estratégica, assertiva e eficaz.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Fundamentada em pressupostos práticos, a unidade curricular «Atelier de Publicidade» será o espaço de análise, de debate, de ensaio, de experimentação, de simulação e de confronto dos alunos com o quotidiano publicitário, capacitando-os, através do ensinamento, da consolidação e da aplicabilidade dos conhecimentos necessários, para a criação de campanhas e dos processos que as antecedem e lhes sucedem.

Metodologias de ensino e avaliação

Entrega e apresentação de trabalhos, alternando com o ensinamento de novos conhecimentos e a consolidação de saberes já adquiridos noutras unidades curriculares, através da respectiva aplicabilidade.
50% - Projecto final da unidade curricular, o qual inclui dois momentos de avaliação:
1. Entrega e apresentação de um produto/serviço inovador no mercado português e entrega do respectivo briefing;
2. Entrega e apresentação de uma campanha publicitária e entrega do respectivo briefing criativo;
50% - Restantes trabalhos entregues (ficha de grupo criativa, avaliação, concepção e apresentação de anúncios de imprensa, publicidade exterior, rádio e televisão).

Bibliografia principal

Aaker, D. (1996). Building strong brands. New York: The Free Press.
APAN e Grupo Consultores (2011). Resultou 4/5: casos exemplares de comunicação publicitária eficaz. Lisboa: Verso de Kapa.
Brochand, B. et al. (1999). Publicitor. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Caetano, J. et al. (2011). Publicidade: fundamentos e estratégias. Lisboa: Escolar Editora.
Joannis, H. (1998). O processo de criação publicitária: estratégia, concepção e realização de mensagens publicitárias. Mem Martins: Edições Cetop.
Miranda, R. (2002). A voz das empresas. Porto: Porto Editora.
Pereira, F. C. & Veríssimo, J. (coord.) (2004). Publicidade: o estado da arte em Portugal. Lisboa: Edições Sílabo.
Santos, C. (2013). Publicidade e identidade: que relação?. Revista Comunicação Pública, 8 (14), 37 - 55.