Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Atelier de Relações Públicas

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 75

Código

ULHT168-7048

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

As práticas de Relações Públicas numa perspectiva empresarial criação de uma empresa de RP;
Simulação de casos práticos numa perspectiva empresarial: organização de projectos;
Eventos empresariais e de lazer numa perspectiva interna e externa: do planeamento de acções à sua operacionalização;
Planeamento: objectivos, público alvo, calendarização, orçamentação e avaliação.
Os novos media e as RP estudo de casos
Aplicabilidade das práticas de RP aos novos media

Objetivos

Analisar e discutir casos concretos no domínio das RP: programas, estratégias, suportes, instrumentos;
Elaborar materiais e simulação de projecto

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Ser capaz de fazer apresentações em público eficazes (conteúdo e forma);
Planear, desenvolver e executar campanhas de RP
Utilizar os novos media como ferramentas eficazes dum plano integrado de RP

Metodologias de ensino e avaliação

Trabalhos individuais e em grupo durante os ateliers;
Pesquisa na Internet fora e durante as aulas (quando necessário/possível);
Introdução teórica a cada um dos temas a desenvolver;
Reflexão sobre casos práticos apresentados e propostas de acção
Avaliação contínua+ trabalhos de grupo

Bibliografia principal

ARGENTI, Paul A. (2003). Corporate Communication. New York: McGraw-Hill, International Edition, 3rd edition.
ARROYO, Luís & YUS, Magali (2007). Los cien errores de la comunicación de las organizaciones. Madrid: ESIC, 3ª edición actualizada.
CORNELISSEN, Joep (2004). Corporate communications. Theory and practice. London & Thousand Oaks: Sage Publications.
LAMPREIA, J. Martins (2003). Comunicação Empresarial. As Relações Públicas na gestão. Lisboa: Texto Editora, 2ª ed.
MARCONI, Joe (2004). Public Relations. The complete guide. Mason, Ohio: South Western Educational Publishing.
SMITH, Ronald D. (2009). Strategic Planning for Public Relations. London: Routledge.
TENCH, Ralph & YEOMANS, Liz (2006). Exploring Public Relations. Edinburgh: FT - Prentice Hall.
THEAKER, Alison (2004). The Public Relations Handbook. London and New York: Routledge, 2nd edition.