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Universidade Lusófona

Comportamento do Consumidor

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT168-8300

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao comportamento do consumidor
1.1 Mercado de consumo
1.2 Estímulo de marketing e resposta do consumidor
1.3 Comportamento do consumidor
1.4 Modelo do comportamento de compra.
2. Características do consumidor
2.1. O consumidor como indivíduo
2.2. O consumidor nos quadros social e cultural.
3. Processo da decisão de compra
3.1 Envolvimento do consumidor e tipos de compra
3.2 Etapas da decisão de compra
3.3 Construção das preferências do consumidor.
4. Ciberconsumo.

Objetivos

Sensibilizar os estudantes para os conceitos básicos do comportamento do consumidor, promovendo o desenvolvimento e a consolidação de conhecimentos gerais de marketing.
Identificar a influência das características do consumidor no seu comportamento de consumo.
Caracterizar as várias etapas do processo da decisão de compra e compreender os principais fatores que influenciam e caracterizam o processo da compra.
Analisar estudos de caso com situações práticas e apresentar os respetivos diagnósticos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Definir e interrelacionar conceitos do comportamento do consumidor.
Analisar processos aos níveis individual, social e cultural, inerentes ao comportamento do consumidor.
Analisar a tomada de decisão e o processo de compra do consumidor.
Aplicar conceitos e processos do âmbito do estudo do comportamento do consumidor ao desenvolvimento das estratégias globais de marketing.
Discutir as características do ciberconsumo.

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino:
Exposição oral, sintética e crítica, dos conteúdos programáticos, a realizar pelo docente.
Realização e apresentação de pequenos trabalhos, com discussão geral em sala, a realizar pelos estudantes.

Avaliação:
2 Frequências individuais (40% + 40%) e Pequenos trabalhos em Grupo (20%).
Presença obrigatória em 75% das sessões letivas.
Ou 1 Exame (100%).

Bibliografia principal

Attrill, A. (2015). Cyberpsychology. Oxford: Oxford University Press.
Erwin, P. (2014). Attitudes and persuasion (2nd ed.). New York: Psychology Press.
Hawkins, D. & Mothersbaugh, D. (2012). Consumer behavior: Building marketing strategy (12th ed.). New York: McGraw-Hill/Irwin.
Kardes, F.R., Cronley, M.L. & Cline, T.W. (2015). Consumer behavior (2nd ed.). Stanford: Cengage Learning.
Kotler, P. & Keller, K.L. (2012). Marketing management (14th ed.). New Jersey: Prentice-Hall.
Solomon, M. (2017). Consumer behaviour: Buying, having, and being (12th ed.). New Jersey: Prentice Hall.