Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Computação de Imagem Digital

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULHT168-7031

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

-Planificação e concepção de sequências animadas tendo como principio a transmissão de uma ideia.
-Pesquisa, organização e gestão de conteúdos com vista à construção de um projeto.
-Noções teórico práticas de design gráfico aplicados ao conceito de Motiongraphics, tais como: tipografia, layout, tipos e formatos de imagens, sistemas de cor, organização de projeto gráfico.
-Noções fundamentais de animação digital: princípios da animação e planificação de projeto.
-Criação de um guião e construção de um storyboard.
-Composição de conteúdos vectoriais com vista à sua animação.
-Aplicação de técnicas várias em software para motiongraphics, tais como: efeitos, máscaras animadas, controle de som, animação de escala, posição e velocidade.
Desenvolvimento de composição animada com forte componente de elaboração digital com recurso ao software de animação e composição de imagem - Adobe After Effects.

Objetivos

Esta UC tem como principal objectivo dotar o discente de uma literacia visual através do conhecimento, compreensão e expressão tecnológica no campo do design gráfico e motiongraphics. A estrutura curricular introduz elementos da linguagem e imagem, aspectos técnicos de produção e metodologias de trabalho na criação de animações digitais (motiongraphics) ¿ tendo como objectivo a transmissão de uma mensagem através de uma sequência animada.
Paralelamente é pretendido a transmissão de conhecimentos ligados ao design gráfico, animação e técnicas de composição vídeo. Factores transversalmente ligados no mundo da comunicação visual, mais concretamente na divulgação de uma ideia ou mensagem através da produção de um filme animado.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Esta unidade curricular pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos e conceptuais essenciais a um projeto de comunicação visual, nomeadamente ao nível da adaptação de uma imagem gráfica ao formato de animação digital. Vertentes de estudo principais: elementos tipográficos; formas vectoriais; som, tempo e movimento; relações entre símbolos e significados no sentido de transmitir uma mensagem através de uma comunicação visual; princípios da animação; composição e efeitos visuais base, aplicados ao contexto motiongraphics.
Estes princípios visam servir dois objectivos principais: uma apresentação de projeto coerente e equilibrada e um entendimento dos processos desenvolvidos na área da comunicação visual que permita um diálogo correcto com os profissionais da área.

Metodologias de ensino e avaliação

Exercícios: 40% exercício(s) individuais de avaliação;
Projeto Final (grupos de 2 ou individual) : 60% da nota;
A avaliação individual do projeto final terá em linha de conta a participação em sala bem como o relatório de autoavaliação onde consta as tarefas efectuadas e percentagens de participação por aluno;
A entrega final dos projetos é obrigatória na data estipulada. A falta injustificada implica a reprovação à UC em avaliação contínua;
A falta em mais que uma avaliação intercalar implica a exclusão da avaliação contínua.
As presenças são registadas, no início de casa sessão, e deverão corresponder a 75% das aulas leccionadas. Um número de faltas superior a 25% do total das horas lectivas implica a reprovação à UC em avaliação contínua.
Exame de 2ª época e Época especial: entrega de projeto com as mesmas características e condições do ano lectivo (60%), mais teste prático ou oral (40%) .

Bibliografia principal

Adobe Creative Team (2012). Adobe After Effects CS6 Classroom in a Book. California: Adobe Press.
Excell, L.; Batdorff, J.; Brommer, D.; Rickman, R.; Simon, S. (2010). Composition: From Snapshots to Great Shots. California: Peachpit Press.

Braha, Y.; Byrne, B. (2011). Creative Motion Graphic Titling for F ilm, Video, and the Web. Oxford: Focal Press. (ISBN: 978-0-240-81419-3)

Taylor, A. (2010). Design Essentials for the Motion Media Artist: A Practical Guide to Principles & Techniques. 1 ed. Oxford: Focal Press.

William, R. (2009).The Animator's Survival Kit-Revised Edition: A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion and Internet Animators. New York: Faber & Faber.