Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Computação Multimédia e Interactividade

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULHT168-2590

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 . Características técnicas, de acessibilidade e de usabilidade do layout para internet;
2 . Estimulação das capacidades conceptuais e projectuais;
3 . Técnicas criativas e processos intrínsecos à edição e criação de imagem;
4 . Criação de projetos Web com recurso a plataformas de Content Management System;

Objetivos

Esta Unidade Curricular tem como principais objectivos dotar o discente de um conjunto de conhecimentos metodológicos, técnicos, estéticos e conceptuais necessários à boa execução de projetos de natureza Web, tendo como base a plataforma de Content Management System (CMS) Wordpress. O aluno deve ser capaz de aplicar com coerência estética e conceptual os
conteúdos técnicos leccionados, tendo em conta as boas práticas de Design para a Web.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final do semestre o aluno vai adquirir competências essenciais à criação de conteúdos visuais
para sistemas interativos:
Design gráfico aplicado a sistemas interativos e redes sociais;
Noções básicas de composição visual, cor e tipografia;
Reproduzir técnicas e processos de tratamento e edição de imagem;
Distinguir e saber trabalhar imagens vetoriais e bitmaps;
Desenvolver capacidades criativas, conceptuais e técnicas;
Adequar o projeto de design ao público­alvo pretendido;
No final do semestre o aluno vai adquirir competências no desenvolvimento de páginas Web com
recurso a plataformas de CMS (Wordpress):
Estrutura da página e seus elementos;
Principais estratégias de apresentação e navegação;
Gestão de ficheiros e elementos externos;
Desenvolver competências em sistemas de CMS (Wordpress);

Metodologias de ensino e avaliação

Sendo uma cadeira teórico-prática serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos
conteúdos programáticos com recurso a elementos audiovisuais.
Serão ainda ministrados exercícios práticos, utilizando softwares de edição de imagem e plataformas de Content Management System (Wordpress). Será efectuado o acompanhamento dos projetos da unidade curricular junto dos alunos.
A avaliação terá em conta os seguintes parâmetros:
Exercícios: 40% exercício(s) prático(s) de avaliação;
Projeto Final: 60% da nota;
A entrega final dos projetos é obrigatória na data estipulada;
A falta injustificada implica a reprovação na disciplina;
A falta em mais que uma avaliação intercalar implica a exclusão da avaliação contínua;
As presenças são registadas, no início de casa sessão, e deverão corresponder a 75% das aulas leccionadas. Um número de faltas superior a 25% do total das horas lectivas implica a reprovação na cadeira.
Exame de 2ª época e Época especial:entrega de projeto

Bibliografia principal

GARRETT?, J. J. (2003), The Elements of User Experience, User­Centered Design for the
Web, New Riders, Aiga.
KRUG, Steve (2014) Don't Make Me Think! Revisited, a Common Sense Approach to Web
and Mobile Usability, New Riders;
SABIN­WILSON?, Lisa (2015), Wordpress for Dummies 7
th edition, John Wiley &
Sons, Inc.
TEAM?, Creative (2012), Adobe Photoshop CS6 ¿ Classroom in a book, Adobe Systems
Incorporated;
Bergevin?, D. (2011). Social Network Design. Utah: Capitalized Living.
Brink?, T., Gergle D., Wood S. (2001) Usability for the Web: Designing Web Sites
that Work. São Francisco: Morgan & Kaufmann;