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Universidade Lusófona

Comunicação Interna

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT168-7040

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao conceito, situar a problemática da Comunicação Interna
2. Organizações, recursos humanos, motivação e expetativas
3. Objetivos, práticas e dinamização das políticas de Comunicação Interna.
4. Complementaridades e articulação entre Comunicação Interna e Comunicação Externa.
5. Auditorias da Cultura de uma organização
6. Comunicação Relacional, construção e funcionamento de redes internas
7. Suportes de Comunicação Interna e sua gestão
8. Chaves para o êxito da Comunicação Interna
9. Planos de Comunicação Interna
10. Avaliação da Comunicação Interna.

Objetivos

Esta Unidade Curricular pretende capacitar o estudante para:
Entender as virtualidades, alcance e limites da Comunicação Interna nas organizações, os quadros relacional e cultural bem como o contexto social em que estas operam;
Saber como conceber, implementar e avaliar políticas e estratégias de Comunicação Interna;
Projetar e desenvolver suportes de Comunicação Interna adequados à realidade das organizações;
Sensibilizar os alunos para metodologias de investigação aplicáveis às práticas de Comunicação Interna.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

¿ Saber contextualizar a função Comunicação Interna no quadro da gestão das organizações;
¿ Perspetivar a Comunicação Interna no contexto de políticas de comunicação global das organizações e a sua importância como recurso estratégico;
¿ Perceber a importância e a caracterização da cultura organizacional na preparação e desenvolvimento de estratégias de Comunicação Interna;
¿ Perspetivar o desenvolvimento e potencialidades dos novos media enquanto suportes de Comunicação Interna;
¿ Entender e enquadrar estratégias e planos de Comunicação Interna;
¿ Introdução a diferentes abordagens de avaliação de políticas de Comunicação Interna.

Metodologias de ensino e avaliação

A aquisição das competências basear-se-á em trabalho pessoal, de grupo e em métodos participativos e interativos.
A exposição será normalmente seguida de reflexão e debate, e as principais temáticas ilustradas com exemplos práticos.
A análise em trabalho de grupos e em plenário, deverá propiciar o enriquecimento de anotações e a melhor compreensão das questões suscitadas.

Bibliografia principal

Almeida, V. (2000). A comunicação interna na empresa. Lisboa, Praxis.
Bekin, S. F. (2004). Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo, Prentice Hall.
Carnegie, D. (2013) ¿ Comunicar com Sucesso, Lisboa, PrimeBooks.
Drucker, P. F. (2008). O Essencial de Drucker. Lisboa, Actual Editora.
Fantoni, Á. L. C. (2008). Comunicación Total. Madrid: ESIC Editorial.
Goleman, D. (2003). Os Novos Líderes. Lisboa, Gradiva.
Keyton, J. (2005). Communications Organizacional Culture. Sage Publications.
Luhmann, N. (1992). A improbabilidade da comunicação. Lisboa, Veja.
Nye, J. (2010). O Futuro do Poder. Lisboa, Círculo de Leitores.
Remondes, J. (2011). Marketing Interno e Comunicação, Viseu, Psicosoma.
Rohrich, O. (2012). Os 11 elementos da motivação. Lisboa, Lidel.
Russell,B. (2006). A conquista da Felicidade. Lisboa, Relógio de Água.
Wolton, D. (2006). É preciso salvar a Comunicação. Lisboa, Caleidoscópio.