Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Design

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULHT168-7241

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Metodologia projectual, etapas e processos;
Processos criativos, brainstorming;
Noções de tipografia famílias, estrutura, desenho, aplicação;
Noções de composição grelhas de apoio, hierarquia de informação.
Tipos e formatos de imagens, sistemas de cor.
Aplicação de desenho vectorial documento, formas base, aplicação de cor, técnicas de selecção, duplicação e reposição, controlo de distâncias e espaços, ferramentas de transformação, curvas de bezier, controlo e transformações de traço, combinações entre objectos, organização do trabalho em camadas, importação e manipulação de imagens, extrair fundos, funções base de texto, texto dinâmico.
Tratamento e manipulação de imagens digitais ¿ documento, menus, canvas, layers, ferramentas de selecção, crop e cor; máscaras, elementos de formas vectoriais, layer styles, utilização de texto e cor, correcção de cor, filtros, efeitos.

Objetivos

Durante o período lectivo o aluno deverá assimilar os princípios basilares de um projecto de Design de Comunicação. Irá desenvolver critérios estéticos que permitirão construir uma composição com os requisitos necessários para a sua apresentação. Terá também de adquirir os principais conhecimentos para a utilização da aplicação de desenho vectorial Adobe Illustrator, assim como complementar com a utilização do Photoshop. Ao longo do semestre terá de realizar um projecto prático onde irá trabalhar um projecto de "Identidade Visual".

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A Unidade Curricular pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos e conceptuais essenciais a um projecto de comunicação. Estes princípios visam servir dois objectivos principais: uma apresentação de projecto coerente e equilibrada e um entendimento dos processos envolvidos na área da comunicação visual que permita um diálogo correcto com os profissionais da área.

Metodologias de ensino e avaliação

De natureza teórico-prática,a cadeira é composta de aulas experimentais, exemplificativas e expositivas participadas, no desenvolvimento de trabalhos práticos em áreas do desenho vectorial e tratamento digital de imagens, design e técnicas de composição, com recurso a aplicações multimédia para demonstração e desenvolvimento de conteúdos.
Ponderação:
Exercícios: 40% exercício(s) individuais de avaliação;
Projeto Final (grupos de 2 ou individual) : 60% da nota;
A avaliação individual do projecto final terá em linha de conta a participação em sala bem como o relatório de autoavaliação onde constam as tarefas efectuadas e percentagens de participação por aluno;
A entrega final dos projectos é obrigatória na data estipulada. A falta injustificada implica a reprovação à UC em avaliação contínua; A falta em mais que uma avaliação intercalar implica a exclusão da avaliação contínua.
As presenças são registadas no início de cada sessão e deverão corresponder a 75% das aulas l

Bibliografia principal

De La Roca, Olga G. (2007), An Eye For Color. Nova Iorque: HarperCollins Publishers.
Muller, Lars (2006), Helvetica, Homage to a Typeface. Baden: Lars Muller Publishers.
AA. VV., Adobe Creative Team (2010), Adobe Illustrator CS5 Classroom in a Book. Adobe Press.
Adobe Creative Team (2010). Adobe Photoshop CS5: Classroom in a Book. Adobe Press.
Heitlinger, P. (2006). Tipografia ¿ Origens, formas e uso as letras. Lisboa: Dinalivro.
Samara, Timothy (2002), Making and Breaking the Grid. Beverly MA: Rockport Publishers.
Twemlow, Alice (2007), Para que serve o design gráfico?. Barcelona: Gustavo Gili