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Universidade Lusófona

Estudos de Mercado

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT168-5029

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: apresentação da cadeira; o que é a investigação em marketing; o processo de investigação em
marketing e a relação entre os estudos de Marketing e a gestão de marketing
2. Classificação dos estudos de mercado
3. A definição de um problema em estudos de Marketing
4. Componentes de um estudo de marketing
5. Tipos de informação em estudos de marketing
6. Tipos de investigação
7. Tipos de desenhos de investigação em estudos de marketing: desenhos exploratórios e desenhos conclusivos.
8. Os desenhos exploratórios
9. Técnicas em desenhos exploratórios: focus groups; entrevistas profundas; técnicas projetivas.
10. Técnicas em desenhos exploratórios
11. Os desenhos conclusivos descritivos
12. Técnicas em desenhos descritivos: o inquérito.
13. Os desenhos experimentais: o conceito de causualidade; questões essenciais num projeto experimental
14. Como medir: escalas e medidas.
15. O relatório e a apresentação de um estudo de mercado

Objetivos

A disciplina de estudos de mercado tem como principais objetivos dotar os alunos das competências necessárias à
análise e interpretação dos resultados de um estudo de investigação em marketing; promover a aquisição das
competências de desenho de um projeto de investigação em marketing; dotar os alunos com as competências
essenciais ao manuseio e interpretação de informação no contexto da gestão de marketing.
A disciplina de estudos de mercado funciona num modelo teórico prático dividido entre uma componente de índole
mais teórica onde são introduzidas e explicitadas as metodologias e os instrumentos de estudos de marketing e uma
componente mais prática onde estes instrumentos são aplicados. A disciplina de estudos de mercado apresenta-se assim como um momento essencial da aprendizagem dos alunos, nomeadamente no que envolve de sinergia entre todos os aspectos dos processos de gestão de marketing e
respectiva ligação com os mercados e os clientes.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final da disciplina o aluno deve estar na posse das competências que lhe permitam identificar as principais variáveis de marketing envolvidas num estudo de mercado, proceder à definição do âmbito do mesmo; proceder à definição dos parâmetros envolvidos na realização do estudo e respectiva encomenda; saber analisar os resultados, métodos e conclusões subjacentes a um estudo; saber solicitar posteriores análises em termos descritivos; avaliar da pertinência e qualidade dos dados recolhidos e respectiva validade num contexto de tomada de decisão em Marketing; possuir a capacidade de manusear o spss para efeitos de processamento de informação de mkt; possuir competências de manipulação de software de análise qualitativa de dados; saber relacionar o processo de definição e execução de um estudo de mercado com o processo de gestão estratégica de marketing e respectivas fases e ferramentas.

Metodologias de ensino e avaliação

A avaliação envolve SETE elementos: a realização de uma prova escrita final de frequência (16ª sessão), a realização de cinco mini-testes (3 nas aulas teóricas e dois nas aulas práticas) e a concepção e apresentação de um
projecto de estudos de marketing.
A nota final será calculada da seguinte forma:
Cada mini-testes 5%
TOTAL MINISTESTES 25%
Prova de frequência 50%
Trabalho prático 25% - inclui entrega e discussão obrigatória.

Bibliografia principal

Malhotra, Naresh & Birks, David, Marketing Research: an applied approach. Ny: Prentice-Hall, 2012 (6th edition)
Zikmund, William, Princípios de Pesquisa de Marketing, São Paulo: Thomson, 2006.
Wilson, Alan, Marketing Research: an integrated approach. NY: Prentice-Hall, 2006 (2d edition)