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Universidade Lusófona

Gestão da Comunicação

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT168-5033

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

INTRODUÇÃO À GESTÃO DA COMUNICAÇÃO
Objeto e essência da Gestão da Comunicação,
O indivíduo, o contexto social, teoria e prática de comunicação,
A comunicação como recurso estratégico,
Objetivos, desempenho e produção de valor
COMPREENDER AS ORGANIZAÇÕES
Civilização, Estado, Sociedade e Organizações,
Teorias Tipologias e especificidades das organizações,Desafios e constrangimentos COMUNICAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS
Comunicação e espaço público
Comunicação pública e nas organizações privadas:
SWOT para entender a gestão da comunicação
O CONTEXTO DA GESTÃO DA COMUNICAÇÃO
Processos de decisão e de desempenho,
Especialidades de Comunicação integrada,
Públicos, mensagens e suportes
GESTÃO DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Meios de comunicação e a opinião pública os grandes media
Seleção adequação, eficácia e eficiência de meios
OS NOVOS MEDIA E A COMUNICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
As tecnologias -Intranets, sites, redes sociais e novas formas de interação social

Objetivos

¿ Perspetivar a comunicação aplicada no contexto organizacional e perceber como se devem potenciar os recursos comunicacionais;
¿ Dar a conhecer de modo articulado, global e coerente, as mais-valias decorrentes das modernas teorias da gestão aplicáveis à comunicação das organizações;
¿ Entender diferentes lógicas e estratégias de comunicação de organizações públicas e privadas;
¿ Conjugar articuladamente os diferentes recursos comunicacionais na intervenção técnica em comunicação, mediante a elaboração, implementação e avaliação de estratégias e planos de comunicação organizacional;
¿ Refletir sobre técnicas de comunicação aplicáveis, em termos de pertinência, eficácia e eficiência face a objetivos e contextos concretos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

¿ Saber contextualizar a função Comunicação no quadro da gestão das organizações;
¿ Perceber as organizações como sistemas sociais abertos, atuando em ambientes específicos;
¿ Distinguir especificidades próprias das organizações privadas, públicas e sociais;
¿ Conhecer o desenvolvimento e potencialidades dos novos media para as organizações;
¿ Percecionar a comunicação integrada como recurso estratégico;
¿ Entender e enquadrar estratégias e planos de comunicação dirigidos aos públicos das organizações;
¿ Trabalhar sobre diferentes técnicas de comunicação.

Metodologias de ensino e avaliação

A aquisição de competências basear-se-á em trabalho pessoal e em métodos participativos e interativos.
A apresentação da matéria será complementada de reflexão e sucessivos debates, sendo as principais temáticas ilustradas com exemplos práticos. A análise em grupos e em aula, propiciará o enriquecimento da recolha de informação e a compreensão das questões suscitadas.
A avaliação resultará da articulação ponderada entre prova de frequência, trabalho individual para classificação, participação em aula e nos diversos trabalhos técnicos desenvolvidos, e processar-se-á da seguinte forma:
Frequência ¿ 50%; Nota trabalho individual-25%; Avaliação de trabalhos em aula ¿ 15%; Presença e Participação nas aulas ¿ 10%.
Será obrigatória a presença num número mínimo de aulas, definido superiormente.
Para acompanhamento tutorial dos alunos, o docente disponibiliza na primeira aula, os respectivos contactos.

Bibliografia principal

BARBOSA, P.; O¿REILLY, A. (2011). Tendências de Gestão. Vida Económica ¿ Editorial SA. Lisboa.
CORNELISSEN, J. (2004). Corporate Communications ¿ Theory and Pratice. Sage Publications Lda, London.
DRUCKER, P. (2008). O essencial de Drucker - Actual Editora, Lisboa.
INNERARITY, D. (2011). O Futuro e os seus Inimigos, Editorial Teorema, SA. Lisboa.
HARARI, Y. (2013), Sapiens ¿ História Breve da Humanidade, 20|20 Editora. Lisboa.
Kotler, P. (2015), O Capitalismo posto à prova, Editorial Presença. Lisboa
KOURDI, J. (2003). Bussiness Strategy. Profile Book. London.
MOTTA, P. (2001). A ciência e a Arte de Ser Dirigente. Gestão Contemporânea. Editora Record. Rio de Janeiro.
NYE, J. (2012). O Futuro do Poder. Círculo de Leitores. Lisboa.
OLINS, W. (2005). A Marca. Londres: Verbo.
PETERS, T. (2008). Reinventar o Mundo. Civilização Editora. Porto.
ROWLANDS, M. (2015). O Filósofo e o Lobo. Leya. Lisboa
SOUSA, L. (2013). Liderar na Comunicação Autárquica. Parede.