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Universidade Lusófona

História dos Meios de Comunicação

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT168-1405

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Discurso oral. Pictografia/ideografia/Proto-escrita.
Escrita alfabética. Manuscritos. Incunábulos.
2. A Imprensa: génese. De Gutenberg à imprensa industrial. Proteção do livro/imprensa. Problemas gerais de regulação política. Fatores do desenvolvimento da imprensa no século XIX. A imprensa no século XX: grandes linhas de transformação, modernização/inovações tecnológicas e processos de concentração; evolução da regulação; imprensa em Portugal.
3. O Cinema: primeiros passos. Estratégia industrial.
4. A Rádio: das emissões pioneiras à consolidação de um novo medium; o papel da regulação; nascimento das grandes cadeias de informação nos EUA e Europa;
liberalização dos anos 80; evolução em Portugal.
5. A Televisão: primeiros tempos; massificação nos anos 50 e 60; diferentes caraterísticas nos EUA (as grandes cadeias, a publicidade) e na Europa. A TV em Portugal.
6. A Internet: meios tradicionais. Novos meios digitais/multimédia/sociedade em rede/redes sociais.

Objetivos

Facultar aos alunos o domínio das etapas, dos processos e meios de comunicação seguintes:
Do discurso oral à pictografia/escrita e sedentarização das populações/surgimento das primeiras civilizações.
Da Proto-Escrita à escrita alfabética/início da viragem técnica mais importante da história da humanidade.
Dos primeiros passos do nascimento da imprensa à imprensa industrial.
Dos primeiros livros manuscritos/impressos à proteção/regulação do livro e da imprensa (os casos francês, inglês e dos EUA, com enfoque em Portugal.
O cinema: dos primeiros passos ao início de uma estratégia industrial.
A rádio: das emissões pioneiras à consolidação de um novo medium, as grandes cadeias de informação/comunicação nos EUA, na Europa e evolução em Portugal/explosão dos anos 80.
A televisão: dos primeiros tempos, desenvolvimento/impacto internacional e em Portugal.
A Internet: dos meios tradicionais aos novos meios digitais/multimédia e sociedade em rede/redes sociais.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Proporcionar aos alunos o domínio dos momentos históricos mais relevantes da génese e evolução dos meios de comunicação, essencialmente dos meios de comunicação de massas, e sensibilizá-los para:
As principais etapas da evolução histórico-cultural e científica dos meios de comunicação.
Os problemas de regulação dos meios de comunicação.
A emergência dos novos meios de comunicação e da sociedade em rede.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas expositivas/demonstrativas, com base nas metodologias indicadas na uc em referência, expressando-se a avaliação dos alunos, mediante a formulação de uma ponderação final em que se acha uma classificação quantitativa, a partir:
a) Da assiduidade e participação nas questões colocadas e respondidas em aula; b) Da realização (sucessivamente em três módulos, abrangendo todo o conteúdo programático) de sucintos Trabalhos Teórico-Práticos e/ou Relatórios de filmes exibidos em aula sobre a matéria e/ou a partir de textos e/ou visitas de estudo a indicar, envolvendo pesquisa e a básica estruturação metodológica e científica (50% de classificação); c) Da resposta a três questões (envolvendo toda a matéria exposta e discutida ao longo dos três módulos em que se divide todo o conteúdo programático), na forma de Frequência Escrita (50% de classificação).Os alunos que, no conj. das provas, obtiverem como resultado o mínimo de 10 (dez) valores, estarão aprovados.Os restantes irão a Exame.

Bibliografia principal

CARDOSO, Gustavo (2006). Os Media na Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
ESTRELA, Rui (2004). A Publicidade no Estado Novo: Simplesmente Comunicando. Lisboa: vols. 1 e 2.
GUERREIRO, Augusto Deodato (2014). História Breve dos Meios de Comunicação: da Imanência Pensante à Sociedade em Rede. Almada: EDLARS ¿ Educomunicação e Vida.
JEANNENEY, Jean-Noel (1996). Uma História da Comunicação Social. Lisboa: Terramar.
PASSARELLI, Brasilina, SILVA, Armando Malheiro, RAMOS, Fernando, Orgs. (2014). e-Infocomunicação: Estratégias e Aplicações. São Paulo: Editora Senac São Paulo.
ROSA, António Machuco (2008). A Comunicação e o Fim das Instituições: das Origens da Imprensa aos Novos Media. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
SANTOS, João de Almeida (2012). Media e Poder: O Poder Mediático e a Erosão da Democracia Representativa. Lisboa: Vega.
TEVES, Vasco (1998). História da Televisão em Portugal. Lisboa: TVGuia.
TEVES, Vasco (1998). História da Televisão em Por