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Universidade Lusófona

Introdução à Economia

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT168-98

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Medição da Actividade Económica e das Variáveis Económicas;
- Crescimento Económico, Produtividade e Nível de Vida;
- Consumo Privado, Poupança das Famílias e Investimento;
- O Estado e as Finanças Públicas;
- Comércio Externo e Balança de Pagamentos;
- Ciclos Económicos - Uma Introdução;
- Procura Agregada e Rendimento no Curto Prazo;
- Moeda e Política Monetária;
- Procura e Oferta Agregadas.

Objetivos

A presente unidade curricular tem como objetivos principais:
. Proporcionar aos discentes um conjunto de conhecimentos teórico-práticos, que lhes permitam analisar de forma crítica e sustentada os principais desafios económicos dos países.
. Conhecer os principais agentes económicos que operam nos mercados.
. Construir relatórios críticos utilizando dados económicos adequados.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final do semestre desta UC, o aluno deverá dominar as seguintes competências:
- Dominar as principais técnicas e conceitos macroeconómicos.
- Reflectir sobre as características macroeconómicas mais significativas das economias modernas.
- Compreender a natureza dinâmica do pensamento económico.
- Estudar o papel que os governos e os bancos centrais podem desempenhar numa economia.
- Ser capaz de analisar as consequências dos efeitos económicos externos na actividade económica.
- Dotar os estudantes dos conhecimentos necessários para ler e criticar a imprensa económica especializada.

Metodologias de ensino e avaliação

Os objectivos anteriormente definidos são operacionalizados através de aprendizagem teórica e prática. Desta forma, as aulas dividir-se-ão entre aulas mais expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência por parte do docente e aulas mais práticas de construção, análise e discussão de casos concretos. Os alunos serão igualmente estimulados em termos de auto-estudo autónomo a procurar bibliografia e documentos que possam ter interesse para os temas definidos.
A avaliação será contínua recorrendo-se a várias metodologias: apresentação oral e escrita de casos com subsequente discussão. Haverá ainda um momento individual que corresponderá à construção de um relatório sobre um caso prático.
São adoptados os seguintes elementos de avaliação, com as seguintes ponderações:
Participação nas aulas 5%
Trabalho de Grupo 40%
Caso Prático 55%
Só será aprovado quem obtiver mais de 10 valores e mais de 75% de presença nas aulas.

Bibliografia principal

Charles, Jones (2013). Macroeconomics, W. W. Norton & Company, New York.
Mankiw, N. Gregory (2012), Macroeconomics, Worth Publishers, New York.
Nações Unidas (2013), Relatório sobre os objectivos do de Desenvolvimento do Milénio, USA.
UNDP (2013), Relatório de Desenvolvimento Humano 2013 - A Ascensão do Sul: Progresso Humano num mundo diversificado, USA.
UNDP (2013), Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 ¿ Sustentar o Progresso Humano, reduzir as vulnerabilidades e reforçar a resiliência, USA.