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Universidade Lusófona

Lançamento de Novos Produtos

Curso

Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 45

Código

ULHT168-9233

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Inovação e lançamento de novos produtos
Gestão de novos produtos
Processo de criação e desenvolvimento de novos produtos
IV Parte
Casos de sucesso empresarial

Objetivos

Constituindo o lançamento de novos produtos um marco importante nas principais decisões estratégicas de uma organização, esta disciplina tem como objectivo proporcionar um elevado nível de competência estratégica ao nível do lançamento de novos produtos assim como a concretização operacional das etapas inerentes ao lançamento de novos produtos. Unidade curricular teórico prática, onde os alunos participam activamente na elaboração de trabalhos de Lançamento de Novo Produtos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os alunos devem ser capazes de desenvolver competências para prepararem e efectuarem o lançamento de novos produtos a nível operacional e estratégico, seguindo as várias etapas do processo de desenvolvimento e lançamento de um novo produto/serviço.
A cadeira integra o ensino, estudo, demonstração e treino de conceitos, técnicas, tácticas e efeitos, acompanhados pela discussão dos exemplos e casos ilustrativos sobre lançamento de novos produtos ¿ sucessos e insucessos. Ficando o aluno com as competências necessárias para a realização do lançamento de um produto, com competências sobre a distinção dos vários tipos de inovação e de produtos.

Metodologias de ensino e avaliação

O processo de formação, a par das actividades lectivas, inclui a elaboração de trabalhos por parte dos alunos que serão entregues, em formato digital, ao professor em data a combinar. As aulas são orientadas para a participação oral dos alunos. É feito ainda uma avaliação em forma de teste ¿ frequência.

Bibliografia principal

Crawford, M., Di Benedetto, A. (2008). New Products Management. (9 th ed.). McGraw-Hill Higher Education.

Aaker, D. Kumar, V. (2004). Marketing Research. Eight Ed. Wiley.

Bacon J., Frank R. e Butler, R., (2007). Achieving Planned Innovation : A Proven System for Creating Successful New Products and Services. (3 th ed.). Free Press.

Biyalogorsky, E., Boulding, W., and Staelin, R. (2006 ). Stuck in the Past: Why Managers Persist with New Product Failures. Journal of Marketing, Vol. 70 (April), p. 108-121.

Carlson, C. and Wilmot, W. (2006). Innovation: The Five Disciplines for Creating What Customers Want. 1st ed. New York: Crown Business.

Evans, M. Jamal, A. & Foxall, G. (2006). Consumer Behaviour. Willey.
Freire, A. (2006). Inovação, Novos Produtos, Serviços e Negócios para Portugal. Lisboa: Verbo.

Kotabe, M. Helsen, K. (2001). Global Marketing Management. (2 th ed.). Wiley.

Kotler, P. (2000). Marketing Management. (10 thed.). Prentice Hall International.